A 99Food (Android, iOS) anunciou nesta quarta-feira, 17, o lançamento de um guia de boas práticas, documento elaborado em parceria com o Instituto Ethos, que traz informações sobre o combate ao racismo, ao assédio e à LGBTQIfobia.
O material oferece dicas de segurança para clientes, entregadores e entregadoras, além de restaurantes parceiros, assim como instruções para lidar com situações sensíveis, priorizando a gentileza e a empatia. O documento inclui também cuidados com higiene e saúde e promove o respeito às leis de trânsito, contribuindo para evitar acidentes.
A empresa afirma que o Guia da Comunidade 99Food foi pensado a partir de pesquisas do aplicativo 99 relacionadas à segurança. De todas as ocorrências registradas nos últimos 12 meses na plataforma, 64% estão ligadas ao desrespeito. Deste total, os episódios de discriminação são 2%. Os de assédio, 3%. As agressões verbais são 20% e as físicas, 4%. Ainda existem queixas relacionadas ao trânsito, como desrespeito às normas e falta de atenção, que somam 24%.
Racismo
A 99 aplicou questionários online, no final do mês de outubro, respondidos por 1.308 usuários de carros por aplicativo de todo o País (da 99 e de outras plataformas).
Quase metade (46%) de todos os pesquisados já presenciaram um ato de racismo em ônibus, trem, vans e metrô, e um em cada cinco negros afirmam que já foi vítima de discriminação nesses locais. O levantamento também revelou o preconceito em estabelecimentos comerciais: 49% já presenciaram em lojas e shoppings e 48%, em mercados.
Sobre a melhor maneira de combater o racismo, 52% dos passageiros e 45% dos motoristas acreditam que investir em campanhas de conscientização é a melhor saída.