A Apple anunciou o serviço de autoatendimento de reparos, que permitirá aos clientes que se sintam confortáveis de fazerem consertos em seus iPhones e computadores Mac. A ideia é vender peças e ferramentas e oferecer instruções sobre como consertar produtos da companhia de Cupertino em casa, sem ter que levá-los a uma loja ou oficina terceirizada.
Os reparos DIY (do it yourself, no inglês) estarão primeiramente disponíveis para iPhones 12 e 13 no início de 2022 e, mais adiante, para os computadores Mac, com chips M1. A ideia é iniciar nos Estados Unidos e expandir a novidade para outros países ao longo do próximo ano. Os clientes podem se cadastrar em mais de 5 mil provedores de serviços Apple autorizados e 2,8 mil provedores de reparos independentes que têm acesso a essas peças, ferramentas e manuais.
A fase inicial do programa se concentrará nos módulos mais comumente atendidos, como a tela do iPhone, bateria e câmera. A capacidade para reparos adicionais estará disponível no final do próximo ano.
“Nos últimos três anos, a Apple quase dobrou o número de locais de serviço com acesso a peças, ferramentas e treinamento genuínos da Apple e agora estamos oferecendo uma opção para aqueles que desejam concluir seus próprios reparos”, diz Jeff Williams, diretor de operações da Apple, em comunicado à imprensa.
A empresa alerta que a iniciativa de autoatendimento de reparos é voltada para um usuário técnico, com conhecimento e experiência para reparar dispositivos eletrônicos. A maioria dos clientes, deve visitar um provedor de reparos profissional com técnicos certificados que usam peças genuínas da Apple.