A Pulsus, empresa de gerenciamento de dispositivos móveis, se reposiciona no mercado ao oferecer a Jornada da Mobilidade Corporativa, uma solução com mais de 160 funcionalidades capaz de acompanhar o crescimento e as demandas de uma empresa no quesito gerenciamento de smartphones e tablets. São diferentes módulos para empresas em diferentes níveis de maturidade que vão se encaixando à medida em que a empresa vai evoluindo e precisando de novas funcionalidades. A ideia é oferecer ferramentas que podem complementar as suas necessidades sem precisar formatar ou reconfigurar os smartphones de uma mudança para outra.
Com uma plataforma única, completa e robusta, não era possível fazer esse acompanhamento. Assim, vendo a necessidade do mercado, a Pulsus começou a estudar casos de uso e experimentar com clientes essa nova oferta.
“Tínhamos alguns desafios com empresas que não estavam buscando algo amplo e complexo, mas queriam algo específico. E, em muitos casos, uma plataforma robusta não as atendia. A partir disso, criamos jornadas de modo a acompanhar a evolução das empresas com essas demandas”, explica Vinícius Boemeke, CEO da Pulsus.
A partir daí, nasceu a Jornada da Mobilidade Corporativa.
“As empresas começam com o gerenciamento do uso de voz e mensageria. Depois, surgem demandas de uso de aplicativos (externos). Há também a necessidade de fazer suporte remoto, caso o usuário desconfigure o aparelho. Conforme a empresa vai evoluindo, existem demandas de segurança, também. O dispositivo não pode se conectar em qualquer Wi-Fi, por exemplo. Há empresas que pedem conexão somente via VPN. E por aí vai. Há desde demandas básicas – como senha na tela do celular – a questões profundas de segurança. E, com isso em mente, começamos a desenvolver produtos para cada uma dessas etapas de uma empresa”, resume Boemeke.
Apesar de serem produtos para cada etapa de maturidade, eles permitem o chaveamento, sem ter o ônus da formatação dos smartphones. “A gente conseguiu fazer uma solução que cria um elo que o core se mantém em todos os produtos que oferecemos, sem precisar formatar nenhum smartphone”, explica.
Para diferentes maturidades, a Pulsus oferece diferentes soluções. Uma delas é a Pulsus Inventory, que otimiza o controle de dispositivos móveis e faz relatórios automatizados sobre o inventário de aparelhos, por exemplo.
Há também a Pulsus Security, plano para empresas com modelo operacional mais complexo, que faz a gestão do inventário, mas também oferece segurança aos ativos corporativos. Neste caso, a empresa oferece ferramentas de segurança para proteção de dados, contra riscos cibernéticos, políticas de senhas nas telas dos dispositivos, recursos de controle sobre compartilhamento de informações. A solução permite que a empresa contratante esteja em conformidade com a LGPD ou a GDPR, por exemplo.
O Pulsus Management oferece ferramentas para empresas que precisam gerenciar a instalação e desinstalação de equipamentos em massa. Com opções como o Launcher ou modo quiosque, a empresa personaliza as telas dos dispositivos, seleciona softwares e realiza gerenciamento de equipamentos em larga escala de maneira remota.
Há também a opção do Pulsus Pro, voltado para empresas em busca de uma gestão avançada de celulares. A solução oferece recursos como estimativa de trajetos de usuários, implementação de políticas de segurança para motoristas durante a condução e capacidade de criar cercas de geolocalização para restringir deslocamentos não autorizados de usuários.