Em uma ação de marketing conjunta entre Google e Magazine Luiza, foi criado um espaço chamado "Planeta Android" na loja da varejista no shopping Aricanduva, em São Paulo. Nele, promotores uniformizados ensinam os consumidores a utilizarem diversos recursos dos smartphones com o sistema operacional do Google, como a criação de uma conta de Gmail para acesso à Google Play; a busca por endereços e rotas no Google Maps; a comunicação por chat e videochamada com o Hangouts; e o uso do YouTube, com assinatura de canais etc. O espaço Planeta Android ficará aberto entre 17 de dezembro e 24 de fevereiro, das 10h às 22h.
Análise
O Android responde por mais da metade das vendas de smartphones no Brasil, com sucesso especialmente em todas as camadas, desde modelos de entrada vendidos a R$ 300 até o segmento premium. Uma pesquisa recente da Kantar World Panel revelou que entre janeiro e agosto deste ano 77% dos smartphones vendidos no Brasil eram Android. E o IDC levantou que 2013 foi o primeiro ano em que foram comercializados mais smartphones que feature phones no Brasil. Muitas das pessoas que compram esses produtos, contudo, não sabem aproveitar todo o seu potencial, o que torna campanhas como esta do Magazine Luiza e do Google particularmente relevantes.
É preciso também analisar essa campanha dentro do contexto concorrencial do mercado brasileiro. Não é comum o Google investir diretamente nesse tipo de ação. Geralmente, os varejistas buscam esse apoio dos fabricantes. Uma das possíveis razões por trás do movimento do Google pode ser o crescimento do Windows Phone no Brasil, que vem conseguindo algum espaço entre os novos consumidores de smartphones graças à força das marcas Windows e Microsoft. Há também a ameaça do Firefox, com o apoio da Telefônica/Vivo, mas seu impacto é menor, pois há poucos modelos.