Aplicativos de bancos e carteiras digitais foram os que, em conjunto, mais conquistaram popularidade no Brasil nos últimos 12 meses, de acordo com o radar de popularidade de apps elaborado por Mobile Time e Opinion Box com base na presença na tela inicial do smartphone brasileiro. Os principais destaques foram Nubank, Inter, Mercado Pago, PicPay e Caixa TEM. Os dados fazem parte da nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil, com oferecimento da Dynatrace.
O ano de 2020 foi marcado por importantes iniciativas no segmento de serviços financeiros digitais. Uma das principais foi o pagamento do auxílio emergencial pelo governo federal, que promoveu a bancarização de dezenas de milhões de brasileiros através da abertura de uma conta de poupança social digital por meio do aplicativo Caixa Tem. Outra, igualmente relevante, foi a entrada em operação em novembro do Pix, serviço de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central e de oferta mandatória por todos os bancos e instituições financeiras com mais de 500 mil contas ativas. Para atrair novos clientes recém-bancarizados através da Caixa e estimular os atuais a cadastrarem suas chaves no Pix, tanto bancos tradicionais quanto bancos digitais e fintechs criaram promoções e intensificaram seu investimento em marketing. Todo esse movimento do setor financeiro se refletiu no radar de popularidade de apps criado por esta pesquisa.
O Nubank, que um ano atrás estava presente na home screen de 8% dos smartphones nacionais, ocupando a 12ª colocação nesse ranking, agora é o quinto app mais popular do Brasil nesse quesito, presente na tela inicial de 13% dos aparelhos. Ultrapassou Banco do Brasil, Messenger, Uber e YouTube. E está atrás apenas de WhatsApp, Instagram, Facebook e Caixa.
Por sua vez, Caixa TEM, Inter, Mercado Pago e PicPay também registraram aumentos expressivos e subiram de faixa no radar de popularidade de apps, agora entre aqueles presentes na tela inicial de 5% a 9% dos smartphones brasileiros.
Além disso, C6 Bank, iti Itaú, Neon e PagBank PagSeguro estrearam no radar, na faixa presente na tela inicial de 2% a 4% dos smartphones.
Para a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps foram entrevistados, entre os dias 6 e 23 de novembro, 2.003 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone. O relatório integral está disponível para download gratuito aqui.