A OpenAI liberou na noite da última segunda-feira, 16, o seu buscador dentro do ChatGPT para todos os usuários. Lançado oficialmente no final de outubro, o serviço estava disponível para assinantes ChatGPT Plus e Team, além de usuários que estavam na lista de espera do SearchGPT.
No Brasil, a solução já está disponível e pode ser acessada pelos apps do ChatGPT (Android, iOS, Mac, Windows) ou site site chatgpt.com.
Para usá-la, o internauta deve apertar o logo do globo na parte inferior do app. Assim como acontece com as inserções no prompt do app, o usuário pode fazer questionamentos por texto ou voz. Ao questioná-lo sobre um tema, o SearchGPT gera um texto e dá uma versão contextualizada do tema com links de matérias de web e vídeos do YouTube.
O que é possível fazer com o SearchGPT
Ao pressionar o dedo sobre a resposta, o usuário pode pedir para que o app leia o resultado em voz alta. É possível também escolher o tipo de grande modelo de linguagem que fará a compilação do texto, GPT-4o (resposta mais longa e completa) ou GPT-4o mini (rápida e mais curta); copiar o texto; selecionar a resposta; pedir para gerar novamente; remover os resultados.
Em seu perfil no LinkedIn, a companhia reafirmou que o modo de Voz Avançada será liberado nos próximos dias. Ou seja, o internauta poderá conversar com a voz que escolheu para ter respostas da web em tempo real.
Imagem principal: Tela de entrada do ChatGPT Search (divulgação)