A Ingenico lançou recentemente o seu chatbot de compras para acelerar o checkout e aumentar a conversão de e-commerces. Desenvolvido em parceria com a Joined App e com recursos de linguagem natural do Watson da IBM, a ideia do robô da empresa de pagamentos é para os seus clientes (empresas) oferecerem a compra de produtos e serviços via plataformas de mensageria.
Inclusive, a IBM é um dos seus primeiros clientes do bot, como explicou a empresa em resposta enviada por e-mail ao Mobile Time. Além da IBM, a companhia revelou que outras empresas na América Latina estão em processo de integração. Sem revelar seus nomes, a provedora de pagamentos mira em companhias das áreas de varejo, hospitalidade e viagens.
De acordo com a Ingenico, o serviço pode ser integrado com as “plataformas mais utilizadas e conhecidas, por exemplo, Facebook Messenger” e em “plataformas de chat próprias” das empresas. Atuando com múltiplos idiomas, o serviço possui ainda a API de pagamento seguro da Ingenico para garantir a segurança nas transações.
A Ingenico explicou por meio de sua equipe de comunicação que o seu chatbot “não coleta dados”. Afirmam ainda que o bot “apenas interage de forma natural em função do que o cliente necessita para realizar o checkout dentro da ferramenta. Sem a necessidade de que o cliente saia do bot ara ir a outra página realizar o pagamento”.