O iFood lançou dentro do Cubo Itaú um espaço dedicado à inteligência artificial em parceria com sua controladora, a Prosus.

De acordo com Maria Rigatto, gerente de desenvolvimento corporativo da companhia, a ideia do espaço é criar uma comunidade de IA para ajudar a desenvolver tecnologias do Brasil para o mundo. O AGI Club terá palestras, painéis e sessões de mentoria online para ajudar startups na elaboração de tecnologias com IA.

O hub de IA do iFood também terá outros 70 parceiros do mercado corporativo e da academia, como NVIDIA, PicPay, Mercado Livre, USP, Unicamp e UFG, além da Maritaca, que desenvolve um LLM nacional.

A delivery tech também informou durante o Cubo Open Day, nesta terça-feira, 18, que deve investir em uma startup abarcada dentro do Cubo Itaú até o final desta semana. A informação foi compartilhada por Rigatto.

Vale lembrar, o Cubo é uma comunidade de inovação e negócios do Itaú que permite interação entre startups e empresas parceiras em segmentos como consumo, inteligência artificial e ESG, assim como agronegócio, mobilidade urbana e mais recentemente bem-estar.

IA no iFood

iFood

Gerente de desenvolvimento de negócios do iFood, Isabella Martins, no palco do Cubo (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

Além do investimento e do AGI Club, o iFood apresentou novidades sobre o uso de IA na companhia. De acordo com Isabela Martins, também gerente de desenvolvimento na delivery tech, a companhia possui atualmente mais de 150 modelos proprietários de IA em uso em diversas etapas da jornada da companhia, como o ranqueamento de lojas, a lista de ingredientes, o comparador de preços, além da busca inteligente por voz que está em testes.

Isso tudo é feito com 16 petabytes de dados, 14 bilhões de predições em tempo real por mês, mais de 1 mil retreinos e atualizações de modelos por mês e 800 mil horas-máquina de processamento de dados mensais. Esse arcabouço permitiu uma redução estimada de 30% no EBITDA usando IA.

O mais proeminente dos serviços de IA do iFood é a Rosie, um robô de atendimento que consegue interpretar intenção e imagens, disponibilizar voucher e até cancelar pedidos. O chatbot do iFood tem um volume médio de 3,5 milhões de atendimentos por mês e atua em sete frentes de experiência (clientes; restaurantes; mercados; entregadores; colaboradores; empresas; integradores).

Funcionado de segunda a segunda, das 8h às 3h, a Rosie (uma clara referência à empregada do desenho ‘Jetsons’) concentra 30% dos atendimentos no jantar (20h às 22h) e o pico de chamados ocorre em dias de chuva com mais de 6 mil tíquetes abertos por minuto.

Em atuação desde 2019, Rosie cresceu dez vezes o volume chamados (tickets) abertos com automação. Isso permitiu uma redução de custo com atendimento de 40%.

A executiva reforçou que parte da estratégia do iFood em IA avançou com o espaço para ouvir seus stakeholders, como entregadores e donos de restaurantes. Apenas no Fórum de Restaurantes foram 600 horas de contribuições, 192 testes e 60 participantes desde 2022, o que permitiu criar serviços como criação de cardápio com IA, a Maquinona (POS do iFood) e mais recentemente o serviço de autoatendimento no salão, o iFood Salão.

 

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