A Uber anunciou um novo recurso que permitirá aos motoristas bloquear futuras conexões com usuários com avaliações negativas. A medida visa reforçar o código da comunidade da plataforma e incentivar comportamentos mais respeitosos entre passageiros e condutores, especialmente durante períodos festivos, como o Carnaval.
A funcionalidade será disponibilizada de forma gradual aos motoristas e adicionará novas opções à tela de avaliação dos motoristas. Se um usuário receber uma nota de 1 estrela, por exemplo, o bloqueio será automático, impedindo que o motorista seja novamente pareado com aquele passageiro.
Para notas de 2 e 3 estrelas, o condutor terá a opção de escolher pelo bloqueio manualmente. Já para avaliações de 4 e 5 estrelas, que indicam experiências positivas, não haverá a opção de despareamento.
Além de oferecer mais controle aos motoristas sobre suas viagens, a novidade reforça a importância de uma boa conduta dos passageiros. As avaliações recebidas pelos usuários podem ser consultadas na Central de Privacidade do aplicativo, acessando em seguida o painel Conta, depois Configurações, Privacidade, Ver Resumo e, por fim, Avaliações.
Caso um passageiro ou motorista se sinta desrespeitado, é recomendável reportar o incidente à equipe de suporte da empresa, que está disponível 24 horas por dia para analisar os casos individualmente.
A Uber reforça algumas diretrizes de conduta para os usuários, como as recomendações de manter o respeito e a cordialidade com os motoristas, evitar atrasos no embarque, usar sempre o cinto de segurança e não consumir bebidas alcoólicas durante a viagem.
Além disso, a empresa alerta sobre a importância de preservar os veículos, evitando sujeiras excessivas, como em períodos de festas, com glitter e purpurina.