Com o aumento da cobertura 4G ao redor do mundo, começam a se tornar viáveis experiências de streaming de vídeo a partir de smartphones. Um dos mais novos apps para essa finalidade é o Stre.am (Android, iOS). Com ele, qualquer um pode iniciar uma transmissão ao vivo para o mundo inteiro, inclusive publicando o link automaticamente em seu Facebook ou Twitter. A transmissão não fica gravada no celular e pode ser assistida pela web, através do link disponibilizado nas redes sociais, ou por dentro do Stre.am. O app funciona também como uma rede social. Você pode seguir outros usuários e ser avisado quando eles começarem uma transmissão.

Há uma aba específica para ver quais transmissões estão acontecendo neste momento. Como o app acabou de ser lançado, raramente há mais de 10 simultâneas. E a maioria é de pessoas testando a ferramenta por poucos minutos, seja no escritório, em casa ou no painel do carro enquanto dirige – nada de muito interessante no fim das contas. Mas o potencial é enorme. Dá para imaginar que logo haverá gente transmitindo shows, partidas esportivas e manifestações. Se associado a um pau de selfie (por que não?), pode gerar imagens menos tremidas. Abrem-se, obviamente, questões de ordem legal quanto ao direito de imagem. E se alguém transmitir um filme de dentro do cinema? Ou mesmo uma partida de futebol? Quanto a conteúdo inapropriado, como sexo e violência, a ideia é que isso seja moderado pela própria comunidade: há um botão com uma bandeira para que seja feito um alerta.

Em cada transmissão é criado um fórum de bate-papo, no qual os espectadores e o responsável pelo streaming podem trocar mensagens. Há um botão para curtir cada transmissão. É possível acompanhar quantos espectadores e quantas curtidas cada streaming recebe. E dá para compartilhar a transmissão de terceiros nas redes sociais.

Há ainda a opção de criar vídeos curtos, de 15 segundos de duração, que ficam disponíveis por 24 horas em seu perfil. Neste caso, é uma mistura de Vine com Snapchat.

Nos testes que fiz, a transmissão funcionou bem dentro da rede Wi-Fi do meu escritório. Mas quando fui para o 3G (HSPA+), houve seguidas interrupções. Não cheguei a testar no 4G, mas suponho que dê certo – o problema é a cobertura ainda limitada no Brasil.

Por outro lado, não consegui gravar clipes curtos de jeito nenhum. Parece haver algum bug, pelo menos quando o app roda no Moto Maxx, aparelho que utilizei para o teste. O vídeo congelou no primeiro frame em todas as tentativas que fiz. Como ainda é a sua primeira versão, é normal haver bugs e eles tendem a ser corrigidos com o tempo.

Link para download na App Store

Link para download na Google Play

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!