O nome já diz a que veio: Apepê (Android, iOS) é um aplicativo voltado para condomínios e seus moradores. A plataforma oferece uma série de produtos e serviços, desde smart lockers a minimercados, passando por autorização de entrada de pessoas externas ao prédio. Tudo por meio do app. Atualmente sendo usado em 70 condomínios – a vasta maioria na cidade de São Paulo – o CEO Carlos Castro espera que, até o fim do ano, o Apepê esteja em 400. Os serviços são operados a partir de parcerias e a plataforma está aberta para empresas interessadas em oferecer serviços.
“Nosso nome é um dos nossos melhores ativos”, brinca Castro.
Entre os serviços do Apepê estão os armários inteligentes para o recebimento de encomendas. O morador é notificado pelo app sobre a chegada de um pacote, informando em qual armário ele está disponível. É enviado um QR code que será utilizado para o desbloqueio do smart locker.
O app também permite fazer a reserva de espaços comuns do condomínio, como academia, salão de festas e churrasqueira. E é possível também liberar a entrada de uma visita, mesmo sem o morador estar em casa. Basta o morador cadastrar a pessoa em questão.
Outro serviço que o Apepê começa a oferecer a condomínios é o de minimercado. Neste caso, o morador pode fazer a compra via autoatendimento e pagar pelo próprio aplicativo.
A comunicação entre os condôminos também é facilitada dentro do aplicativo, com mural digital de recados e avisos, além de um chat. “O chat é importante para as pessoas da comunidade se comunicarem. Mas as mensagens não podem ser apagadas”, alerta Castro.
Ou seja, os serviços de armários inteligentes, minimercado e controle de visitantes da portaria fazem parte do pacote básico do Apepê, cujo modelo de negócio é o SaaS e é cobrada uma taxa ao condomínio de R$ 7,99 por unidade.
Próximos serviços e modelo
Em breve, o Apepê começa a oferecer o serviço de lavanderia. Neste caso, o morador organiza a coleta da roupa, deixa na portaria ou no armário e recebe tudo limpo. Outro serviço que será oferecido também é o de limpeza. E, futuramente, deverão constar no aplicativo: dog walker, personal trainer, manicure e manutenções. Vale dizer que são todos serviços são pay per use, ou seja, o morador deverá contratar à parte.
“Queremos trazer boas experiências para o morador. Esses serviços serão à parte e serão contratados pelo morador”, explica o CEO do Apepê. “O produto que temos hoje sofrerá mutações constantemente. Será mais robusto daqui a seis meses”, completa.
E, futuramente, o app contará com biometria por reconhecimento facial. No momento, a empresa está escrevendo o algoritmo. A expectativa é lançar ainda neste semestre.