A Surf Telecom, em parceria com a Cruz Vermelha de São Paulo, distribuiu 6 mil chips de telefone celular para imigrantes e refugiados que buscaram residência no Brasil desde 2022, quando o projeto começou.
Os serviços de telefonia móvel incluem seis meses de internet grátis com 4 GB de dados, 100 minutos de ligações por voz e WhatsApp ilimitado.
As ações de distribuição dos chips foram realizadas em abrigos e serviços de atendimento a pessoas imigrantes e refugiadas no Estado de São Paulo nas seguintes cidades além da capital: Guarulhos, Cotia e Praia Grande.
A expectativa para 2025 é que a parceria distribua mais 2 mil chips para pessoas em situação de migração e refúgio no Brasil.
“É um programa de restabelecimento de laços familiares”, explica Mauro Motoryn, diretor de desenvolvimento da Surf Telecom, em conversa recente com Mobile Time. De acordo com o executivo, são refugiados afegãos e venezuelanos, entre outras nacionalidades. “O chip é para que ele possa encontrar um emprego, ser treinado e possa manter contato com a família”, continua.
“A Cruz Vermelha é uma MVNO nossa. E ela é diferente, é um investimento social”, resume.
Foto: Surf Telecom distribui com a MVNO Cruz Vermelha de São Paulo, chips para pessoas em situação de imigração e refúgio. Crédito: divulgação