Muito já se falou sobre lesões e problemas de postura causados pelo uso inadequado de computadores, mas agora a utilização incorreta de dispositivos móveis também tem chamado a atenção de especialistas. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) fez um alerta sobre a possibilidade de os usuários sentirem dores no corpo em razão do mau uso de tablets e smartphones.
O médico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP, Mateus Saito, argumenta que o excesso de digitação nos dispositivos móveis pode causar microlesões no tendão extensor do polegar, por exemplo. Segundo o especialista, se a pessoa faz uso dos aparelhos e os posiciona de maneira confortável para os olhos, provavelmente seu uso se torna desconfortável para as mãos e braços. Por outro lado, se o usuário posiciona-se de modo mais confortável para mãos e braços, pode posicionar o pescoço de uma maneira incômoda para a cabeça e para a coluna cervical.
A posição incorreta da cabeça durante o manuseio dos tabletes e smartphones também pode levar a fadiga de alguns músculos, além de sobrecarregar discos da coluna cervical, o que pode ocasionar uma hérnia de disco. As dores consequentes do uso desses aparelhos podem ser tratadas com analgésicos e programa de fortalecimento e estabilização do pescoço e do dorso, através de exercícios específicos. Para evitar traumas, o especialista recomenda não usar os aparelhos portáteis para produção de textos longos; evitar ficar mais de 30 minutos na mesma posição; e buscar uma posição de forma que haja um equilíbrio entre os olhos e as mãos e manusear o aparelho tentando distribuir a carga entre as duas mãos