As mulheres são o maior público gamer do País com 51% de um total que hoje já representa três em quatro brasileiros, ou 74,5%, segundo a edição 2022 da pesquisa feita pelo Sioux Group com Blend New Research e ESPM. Feita entre os dias 11 de fevereiro e 7 de março deste ano com 13 mil pessoas, a análise mostra que no mobile o percentual por gênero é ainda maior, 60% para mulheres ante 40% dos homens. Por classe socioeconômica, a faixa C1 é a que mais joga nos smartphones, respondendo por 23% do total. Por idade, quem joga mais no mobile são pessoas entre 20 e 24 anos, que representam 26,5% do público gamer.
O estudo aponta que 48% dos entrevistados jogam por smartphones, mais de 20 pontos percentuais acima dos 23,3% dos gamers de PCs e 20% dos consoles. O mobile aparece como o meio com maior frequência de uso para games: 33% dos jogadores dizem que jogam todo dia no celular, contra 15% em PCs e 12% em consoles.
Mas quando o assunto são sessões longas de jogatinas, de uma a três horas seguidas, computadores (38%) e consoles (35%) ficam à frente dos handsets (32%).
Outros achados
A pesquisa descobriu que 72% dos gamers passaram a jogar mais a partir da pandemia do novo coronavírus e 58% marcaram mais sessões online com amigos. Notou-se ainda que 64% dos usuários já sabem o que é metaverso, mas 71% deles não têm um equipamento de realidade virtual.