A Diferente (Android, iOS) é uma foodtech que propõe levar à mesa do cliente alimentos orgânicos, mas por um preço que pode ser 40% mais barato na comparação com o que o supermercado tradicional oferece neste segmento. Isso porque de 20% a 30% da cesta que chega à casa do cliente é composta por alimentos considerados “fora do padrão”, ou seja, não são perfeitinhos, mas são frescos. Recentemente, a startup lançou seus aplicativos e recebeu R$ 16 milhões em rodada seed, liderada por Caravela Capital, acompanhado pelo Collaborative Fund, South South Ventures e o Valor Siren Ventures, que realizou o seu primeiro investimento na América do Sul.

Seu modelo de assinatura começa por R$ 70. A pessoa pode escolher a cesta padrão ou uma personalizada; decide o dia da entrega, que pode ser semanal ou quinzenal, e é só receber em casa, com o valor do frete incluso.

“O produtor com quem negociamos sabe que a Diferente compra esses produtos fora do padrão. Ele não tem controle dos imperfeitos que são gerados, acontece, mas isso é música para nossos ouvidos. Adoramos quando temos esses imperfeitos. Não é xepa, é um produto de altíssima qualidade, mas que não existe controle de tamanho ou forma”, explica Paulo Monçores, CTO da Diferente, em conversa para Mobile Time.

A Diferente está há quase um ano atuando em São Paulo e vizinhança. Ao todo, são 300 clientes ativos e já foram entregues 100 mil cestas em 14 localidades ao longo de 11 meses de operação.

O CTO gosta de frisar que a Diferente é uma empresa de tecnologia que distribui cestas orgânicas. Ou seja, a tecnologia é o foco. Seu aplicativo, por exemplo, possui um algoritmo incrementado com inteligência artificial capaz de entender o perfil de cada cliente para definir o que comprar do produtor e deixar disponível as variedades e as quantidades corretas de frutas, legumes, verduras e temperos, de modo a não correr riscos de ter desperdício.

“As empresas semelhantes às nossas que existem no mercado são do varejo. Elas veem a tecnologia como suporte ao negócio. A Diferente é uma empresa de tecnologia que está resolvendo um problema do varejo”, explica o executivo. “Não à toa, o time de TI da foodtech é o maior.

“Ele (o cliente) determina quantas porções deseja e informa se quer colocar restrições e preferências. Temos uma base de dados grande dessas pessoas. E é onde entra a nossa inteligência. A IA pega as variáveis e entrega uma sugestão a partir dos itens que temos disponíveis naquele momento e as preferências dos usuários. E o cliente vai dando feedback, o algoritmo aprende e na próxima sugestão e entrega será mais apurada”, resume Monçores, agora, a função da IA para o cliente.

O centro de distribuição da Diferente pode atender um raio de até 500 quilômetros. “Podemos atender Curitiba, por exemplo”, diz o CTO. “Estamos focados em abrir em mais áreas e impactar 55 milhões de pessoas. São muitas as oportunidades, mas ainda estamos em fase de estudo”, acredita.

Na Diferente, são três fundadores, entre Monçores, e 75 colaboradores.

Próximas ferramentas no app

Diferente

Mercado Diferente. Foto: divulgação

No aplicativo, é possível também fazer a gestão de múltiplas assinaturas para diferentes locais de entrega, por exemplo. Atualmente, a Diferente oferta legumes, verduras e temperos. E, em breve, deverá também ofertar outros produtos como ovos orgânicos, cogumelos e leite.

“No próximo trimestrer vamos integrar o ChatGPT à nossa plataforma. A ideia é que ele mande sugestões de receitas a partir da cesta comprada, dê dicas de como manter o produto fresco por mais tempo, entre outras funções”, explica.

“Estamos criando uma brand. É a experiência que queremos oferecer, criar o excitement ”, resume.

Além do app, a Diferente também oferece o WhatsApp como canal de comunicação. Segundo Monçores, 99% do suporte é feito pelo aplicativo de mensageria.

Não existe nada mais gostoso do que ter um atendimento exclusivo. No app, você configura seu perfil alimentar, o que deseja e o que não quer. Queremos vender a exclusividade, ser uma grife, mas mais barata e mudar a vida das pessoas a um preço justo e diminuindo a ineficiência da cadeia”, resume.

No momento, a Diferente entrega em São Paulo e nas cidades vizinhas Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, região do rodoanel em Santo André e grande parte de Guarulhos.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!