A Meta lançou nesta quinta-feira, 18, uma nova versão de seu assistente pessoal baseado em inteligência artificial generativa, o Meta AI. A atualização conta com o grande modelo de linguagem (LLM, na sigla em inglês) Llama 3, desenvolvido pela própria companhia e open source. A atualização terá mais recursos e expandirá para mais países além dos Estados Unidos, onde até então funcionava. Mas a novidade é o recurso Imaginação da Meta AI implementado no WhatsApp e no site da IA apenas nos EUA. A ferramenta é capaz de gerar imagens de maneira mais rápida e em tempo real, ou seja, ela ganha forma enquanto o usuário digita sua descrição.

Será possível também animar uma imagem ou transformá-la em um gif para ser compartilhado. O Llama 3 também possibilita que as imagens ganhem mais nitidez, tenham melhor capacidade para incluir texto nas imagens, além de fornecer prompts com ideias para alterá-las.

MetaAI

MetaAI e o recurso Imaginação para criação de imagens que são construídas em tempo real. Gif: divulgação

“Estamos atualizando a Meta AI com nosso novo modelo de IA de última geração, o Llama 3, que estamos disponibilizando como código aberto. Com este novo modelo, acreditamos que a Meta AI agora é o assistente de IA mais inteligente que você pode usar livremente”, escreveu Mark Zuckerberg, CEO da Meta, em suas redes sociais.

Apesar de alguns recursos estarem disponíveis somente nos EUA, Meta AI com Llama 3 expande neste momento para: Austrália, Canadá, Gana, Jamaica, Malawi, Nova Zelândia, Nigéria, Paquistão, Cingapura, África do Sul, Uganda, Zâmbia e Zimbábue. O assistente virtual será usado somente em inglês.

Busca

Será possível usar Meta AI nos sistemas de busca dos aplicativos da companhia – Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp. Na prática, o usuário faz uma busca dentro do app, mas o resultado vasculha toda a web. Ou seja, se a pessoa planeja sair com os amigos de um grupo do WhatsApp, será possível encontrar no sistema de busca do mensageiro restaurantes para o encontro, por exemplo.

Meta AI também estará disponível no feed do Facebook. Ao encontrar uma postagem que interesse, o usuário poderá pedir ao assistente virtual mais informações sobre aquele conteúdo.

A IA generativa também está nos óculos inteligentes Ray-Ban (neste caso, somente nos Estados Unidos, por enquanto) e, em breve, estará no Meta Quest – porém, sem uma data definida ainda.

Meta AI

Exemplo de uso do Meta AI no feed do Facebook. Gif: divulgação

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!