Os profissionais de estética ganharam uma nova ferramenta de trabalho em São Paulo. Trata-se do aplicativo Posher (Android, iOS), que oferece os serviços de manicures, cabeleireiros e maquiadores a domicílio. Os clientes solicitam através do app, que, por sua vez, busca o profissional mais próximo que esteja disponível em sua base de dados para o atendimento naquele momento. Cerca de 120 profissionais já estão aptos para trabalhar com a Posher e outros 270 estão cadastrados e passando pelo processo de triagem e de treinamento. A expansão para outras capitais do País acontecerá no ano que vem, começando pelo Rio de Janeiro.
"No mercado de beleza, tudo gira em torno do salão, que funciona como um grande hub de provimento de serviços, ficando com a maior parte da receita e distribuindo pouco para os profissionais. Estes precisam complementar a renda com trabalhos por fora", comenta Julio Hirose, COO e um dos fundadores da Posher. De acordo com o executivo, os salões repassam em média 30% do valor dos serviços para os profissionais. Em alguns casos, descontam até mesmo o cafezinho oferecido aos clientes. A Posher repassa 75% para os profissionais.
Muitos profissionais de salões estão procurando a empresa para se cadastrar e gerar uma renda extra em seu tempo livre. Mas antes é preciso passar por um processo de avaliação. O primeiro passo consiste em se inscrever no website, apresentando informações básicas sobre experiência e cursos realizados. É feita uma pré-checagem e então o interessado é chamado para uma entrevista presencial. A empresa avalia o profissional e solicita documentos e comprovantes dos cursos realizados. Por fim, há um treinamento sobre os procedimentos de atendimento, que inclui regras de como se apresentar, como se portar durante a realização do serviço etc. Todos os profissionais recebem um avental com a marca Posher para usar durante as visitas. A ideia é ter um serviço padronizado.
Como funciona?
A Posher oferece hoje serviços de corte de cabelo, penteado, manicure, escova, maquiagem social, dentre outros. Há até um curso de automaquiagem, ministrado pelo profissional para o cliente em sua casa. Os preços são tabelados e, segundo Hirose, estão acima do salão de bairro, mas abaixo dos salões de luxo. Fazer mão e pé, que é o serviço mais popular, custa R$ 65, por exemplo.
Os clientes solicitam o serviço através do app. A plataforma envia o pedido para os profissionais próximos, que devem responder se querem ou não. É então devolvida ao consumidor uma lista daqueles que se interessaram. O cliente pode analisar cada um dos profissionais disponíveis e escolher seu preferido.
O pagamento é feito in-app, com um cartão de crédito pré-cadastrado pelo cliente. A plataforma de pagamento on-line adotada pela empresa é a Pagar.me. Os profissionais recebem a sua parte até 30 dias depois, direto em sua conta corrente. Hoje o tíquete médio da Posher é de R$ 67.
Os consumidores podem avaliar cada atendimento, e o profissional também pode avaliar o cliente. Se este autorizar, o profissional pode tirar uma foto do resultado do serviço para publicar em sua página no Posher, para que seja visto por outros clientes.