A Blue Coat, empresa de segurança digital, está percebendo o mercado de mobilidade como uma fonte de oportunidades, e foca sua estratégia nas possibilidades que a segurança traz, ao invés daquilo que ela pode impedir. A empresa norte-americana lançou duas novas soluções voltadas para o uso de aplicativos nos dispositivos móveis dentro das empresas, abrindo seu leque de produtos para esse mercado.
Em março, a Blue Coat lançou a solução para dispositivos móveis no Brasil e no México. Agora, a empresa traz o Application Classification Service e o Application Controller, produtos que dão autonomia às empresas para classificar, entender e controlar o uso de aplicativos nos smartphones dos funcionários na política de Bring Your Own Device (BYOD).
“A segurança não pode parar a inovação dos negócios, e a mobilidade é uma extensão natural para nós, ela é importante porque podemos oferecer segurança para o usuário onde quer que ele esteja”, diz Ray Jimenez, vice-presidente de operações para América Latina e Caribe da Blue Coat. Com as soluções móveis, as empresas podem monitorar os smartphones dos funcionários por meio de MDM (Mobile Device Management) e controlar quais aplicativos o usuário pode baixar e quando, de acordo com cada política corporativa.
A empresa divulgou um faturamento mundial de US$ 536 milhões de maio de 2012 a abril de 2013. A região da América Latina teve um crescimento de 28% nesse período e a expectativa é que essa porcentagem seja superada no próximo ano.
A cartela de clientes da Blue Coat no mundo é composta, em sua maioria, por empresas de e-commerce e companhias aéreas. No Brasil, diz que está em conversa com as operadoras de telefonia móvel e tem grandes expectativas principalmente com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas.
“Quem vai estar dentro do estádio, nos jogos, vai utilizar muito vídeo e espera uma boa experiência com 3G e 4G. Quem estará fora vai querer assistir aos vídeos no trabalho, o que gera um impacto dentro da empresa. Tudo isso precisa de segurança”, prevê Marcos Oliveira, responsável pelos negócios da empresa no Brasil. “A Blue Coat fez parcerias com empresas de broadcast nas Olimpíadas de Pequim em 2008 e de Londres em 2012 para otimizar o streaming de vídeos, de forma que os entregasse em quantidades massivas, sem prejudicar a qualidade”, complementa Oliveira.
Por enquanto, as soluções de mobilidade da Blue Coat representam menos de 10% da receita mundial, e por volta dessa mesma porcentagem da receita da América Latina. Mas a companhia entende que essa é uma fase de transição, e que mobilidade será uma das suas principais áreas no longo prazo.