O antigo Belezuca, app brasileiro que tinha como objetivo ser um parceiro para varejistas físicos estimulando a visita às lojas por parte dos consumidores, foi totalmente reformulado e relançado há poucas semanas com o nome de Brandzapp (Android, iOS). A principal modificação, além do nome e do novo visual, é a inclusão de uma funcionalidade de vitrine virtual, na qual produtos variados são exibidos agrupados por seleções temáticas.
Uma equipe com cinco profissionais, incluindo uma designer e uma jornalista, preparam pelo menos três seleções por dia. Cada uma traz um tema diferente, sempre com um título criativo, e produtos de marcas e lojas diversas. Por exemplo, a seleção "Tons terrosos" é composta por bolsas, sapatos e roupas com tons de bege a marrom, de marcas como Santa Lolla, Schutz e Osklen. Outra, chamada "Sempre à mão", mostra cremes e hidratantes para as mãos, com opções da Granado, L'occitane, Phebo, Vichy, Nivea, dentre outras. Em "Loucos por tecnologia", são apresentados produtos para geeks. Há também seleções patrocinadas por uma marca ou uma loja específica: neste caso, todos os produtos remetem ao site da empresa em questão. Neste momento, há seleções de produtos da Cavist, da Sephora, da Americanas.com, da Oi, dentre outras.
O layout valoriza as imagens e cada produto pode ser curtido, compartilhado ou comprado. Ao clicar no botão de compra, o consumidor é redirecionado para a página daquele produto no site de comércio móvel da loja responsável. Na prática, a funcionalidade de vitrine torna o Brandzapp um agregador de produtos, mas com um trabalho de curadoria por trás. Hoje, a empresa ganha pelos cliques gerados. No futuro há planos de transformar o Brandzapp em um marketplace, com a possibilidade de compra dentro do app. Um teste piloto começará ainda este ano.
"Precisávamos atrair o usuário (para o app) e isso requer conteúdo interessante. Se ficássemos dependendo do mercado aderir primeiro, não sairíamos do lugar. Então absorvemos a responsabilidade pelo conteúdo", explica Fábio Freitas, fundador do Brandzapp.
Lojas físicas
A proposta original do antigo Belezuca, de atrair consumidores para dentro de lojas físicas, porém, não foi abandonada. A empresa continua oferecendo pontos para os consumidores que realizarem determinadas ações em estabelecimentos comerciais, como escanear o código de barras de um produto, fazer uma compra ou mesmo entrar dentro da loja – sua presença é detectada por beacons sonoros, em uma tecnologia proprietária. Os pontos acumulados por um consumidor são trocados por brindes. No caso de compras em lojas físicas, foi adotada uma tecnologia que reconhece as informações contidas em uma nota fiscal fotografada pelo usuário.
Os varejistas, por sua vez, podem contratar a Brandzapp para a realização de promoções ou outras ações específicas, como uma pesquisa de opinião, sempre usando o app como interface. Aqueles que adotarem o sistema de beacons para microlocalização podem acompanhar o movimento dos consumidores dentro das lojas, identificando os corredores por onde andam e as gôndolas na frente das quais mais tempo passam.
No futuro, as informações coletadas sobre as preferências do consumidor na funcionalidade de vitrine poderão ser aproveitadas durante a sua experiência dentro de lojas físicas. Ao entrar em um estabelecimento, o consumidor será lembrado pelo app de algum produto dali que curtiu no passado, por exemplo, descreve Freitas.
Resultados
Com apenas quatro semanas desde a reformulação do app, a quantidade de usuários ativos por dia triplicou, passando de 500 para 1,5 mil. A meta é chegar a 20 mil no fim do ano. A empresa considera como ativo aquele usuário que realiza alguma ação dentro do app, como clicar em uma seleção ou curtir um produto.