A Samsung está avaliando a possibilidade de incluir conectividade móvel em notebooks fabricados no Brasil. “É um mercado que estamos de olho. Estamos conversando com operadoras e clientes B2B para entender a aceitabilidade. Com o 5G chegando, é algo que faz sentido para nossa estratégia de notebooks”, comenta Luciano Beraldo, gerente sênior da área de notebooks da Samsung Brasil, em conversa com Mobile Time. Tanto a inclusão de entrada para SIMcard removível quanto a adoção de eSIM estão em análise.
Vale destacar que a Samsung lançou este ano um novo modelo de notebook chamado Galaxy Book S que tem, entre seus principais diferenciais, um software embarcado para integração com smartphones da fabricante sul-coreana. Isso permite que o usuário espelhe o celular na tela do laptop, acessando a partir deste último todo o conteúdo e os aplicativos do smartphone, sendo possível até atender a chamadas telefônicas. A solução foi desenvolvida em conjunto por engenheiros da Samsung e da Microsoft, pois o notebook usa o Windows como sistema operacional.
Todos os notebooks da Samsung vendidos no Brasil são produzidos em sua fábrica de Campinas. Trata-se da única unidada fabril de notebooks da companhia sul-coreana localizada fora da Ásia.
Renovação do parque
Com a pandemia e o aumento da prática do home office, Beraldo tem notado uma aceleração na renovação do parque brasileiro de notebooks. Se antes muita gente passava sete a oito anos com o mesmo laptop, a necessidade de trabalhar ou estudar em casa está levando os consumidores a comprar modelos novos. Há também um amadurecimento do mercado, com uma conscientização maior do público sobre as vantagens de determinadas funcionalidades e características dos notebooks.
“Quando a pessoa compra seu primeiro notebook, não sabe a diferença entre os modelos em termos de desempenho, e aí o preço acaba sendo um fator chave de decisão. Quando compra seu segundo ou terceiro notebook, o consumidor dá mais atenção para performance, leveza, tamanho, geração do processador etc. Vemos um crescimento maior nas vendas de modelos premium”, relata. “Com a vida voltando ao normal, esperamos que a leveza e a mobilidade dos notebooks serão fatores que ganharão importância. Antigamente era difícil justificar que um equipamento 600 gramas mais leve custasse o dobro do preço. Hoje as pessoas entendem que a tecnologia embarcada é maior. Um notebook que pesa 2Kg pode parecer que pesa 20 Kg no final de um dia de expediente. As pessoas estão dando mais importância a isso”, comenta.