A EAF (Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz) confirmou a antecipação da liberação para ativação do sinal 5G nas últimas cidades da Fase 5 do edital e que estavam previstas para julho de 2025. Ou seja, foram realizadas as trocas das antenas analógicas para parabólicas digitais. E, em julho, a entidade vai liberar para agendamento de troca dos equipamentos das demais cidades que ainda faltam, iniciando, assim, a Fase 6 do projeto, com previsão de conclusão até dezembro de 2024, antecipando em um ano e meio os compromissos editalícios como já anunciado em março deste ano. Esta etapa estava prevista para encerrar em 1º de janeiro de 2026.
A expectativa é de que mais de 5 milhões de famílias sejam atendidas até o fim do programa. A atualização das parabólicas faz parte da limpeza da faixa de 3,5 GHz, essencial para a ativação da quinta geração de Internet móvel, e compõe as entregas previstas no edital do leilão do 5G.
No momento, 464 municípios possuem estações licenciadas de 5G na faixa 3,5 GHz. Há também a rede 5G non-standalone ativada em outras 400 cidades do país com a faixa 2,3 GHz e outras frequências, totalizando 864 municípios com 5G no Brasil. Ao todo, são 25 milhões de clientes que usam a rede móvel de quinta geração nessas localidades.
EAF: 5G standalone e non-standalone
Na última segunda-feira, 18, a EAF anunciou que 18 unidades federativas estão liberadas para a ativaçaõ do 5G em todos os seus municípios com 5G. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiânia, Maranhão, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
“Temos 5G implementado não só pelas operadoras grandes como Claro, TIM e Vivo, mas também pelas regionais Algar, Brisanet e Unifique”, disse em coletiva nesta terça-feira, 18, Vinicius Caram, superintendente de outorga e recursos à prestação da Anatel e secretário do Gaispi.
A Fase 5 envolve a limpeza da faixa em municípios com menos de 30 mil habitantes. Com a deliberação de segunda-feira, 76% dessas cidades já podem receber o 5G. “E, com isso, alcançamos a obrigação prevista para ser encerrada em 30 de junho de 2025”, diz Leandro Guerra, CEO da EAF. “E projetamos até o final do ano para executar também a fase 6, que são os outros municípios que restam, tanto abaixo de 30 mil quanto de 30 mil a 100 mil”, complementou.