Os primeiros relógios conectados, ou smartwatches, estão chamando a atenção pelo tamanho e formato de suas telas – a maioria são retangulares e relativamente grandes, enquanto o modelo anunciado pela Motorola foi bem recebido pela imprensa especializada por ter uma tela redonda. Um dos problemas, contudo, é que as telas consomem muita bateria, o que obriga os usuários a recarregarem os relógios com mais frequência do que gostariam. Pois uma start-up norte-americana teve uma ideia: substituir a tela do relógio pelo braço do usuário. Isso mesmo: as horas e várias outras notificações, como mensagens de texto ou mensagens do Facebook, são exibidas no braço da pessoa, graças a um microprojetor embutido no relógio. Este, na verdade, mais parece uma pulseira. O projeto se chama Ritot e está levantando fundos por meio da plataforma de financiamento colaborativo Indiegogo. Sua meta inicial de conseguir US$ 50 mil foi amplamente superada: ainda faltam 35 dias para encerrar a campanha e a empresa conseguiu mais de US$ 325 mil.
O Ritot está sendo chamado por seus criadores de "o primeiro relógio-projetor". Sua projeção é legível tanto à noite quanto de dia, garantem os inventores. Para ativá-la, basta apertar um botão sobre o acessório ou girar o pulso. A projeção se apaga automaticamente após dez segundos.
O relógio se comunica com o smartphone do usuário via Bluetooth e é compatível com Android, iOS e Windows Phone. Através de um app, é possível configurar quais notificações deseja-se receber pelo Ritot, dentre as quais: aviso de recebimento de chamada telefônica; mensagens de texto; lembretes de compromissos marcados na agenda; emails; mensagens do Facebook; mensagens do Twitter; alertas de previsão do tempo; e quaisquer notificações de outros apps. Para apagar uma notificação, basta girar o pulso.
A bateria dura um mês em stand-by ou 150 horas de projeção. O produto vem acompanhado de uma base para recarga sem fio. Nela é possível configurar a cor da projeção (há mais de 20 opções) e definir entre o formato de 12 ou 24 horas para a exibição do horário. É possível alterar o projetor para servir tanto a destros quanto a canhotos.
O produto é à prova d'água. O design é unissex e há dois modelos: uma mais formal, metálico, e outro esportivo, disponível em seis cores. Há quatro tamanhos diferentes. Se o tamanho escolhido não servir, a empresa troca por outro. Quem participar da campanha de financiamento colaborativo poderá adquirir o produto por US$ 120. Depois, no lançamento comercial, o preço subirá para US$ 160. A distribuição acontecerá a partir de janeiro de 2015.