O mundo baixou 28,7 bilhões de aplicativos entre 1º de abril e 30 de junho deste ano. De acordo com o relatório sobre o segundo trimestre de 2019 da Sensor Tower, o número representou um aumento de 11,5% ano a ano. No caso da loja de apps Google Play, foram 21,3 bilhões de downloads, aumento de 14,9%. Na App Store, foram 7,4 bilhões, incremento de 2,9% se comparado com o mesmo período do ano passado.
A pesquisa aponta que os mesmos cinco aplicativos estão no topo da lista de downloads mundiais desde o primeiro trimestre de 2018: Instagram (5º lugar), Tik Tok (4º lugar), Facebook (3º lugar), Facebook Messenger (2º lugar) e WhatsApp (1º lugar). Ou seja, as mídias sociais de Mark Zuckerberg comandam o alto da lista. A diferença, aqui, é o Facebook ter passado o Tik Tok neste trimestre para voltar à terceira posição.
Em sexto lugar em downloads mundiais está o Snapchat, que teve um importante crescimento de 63% em relação ao trimestre anterior, atingindo sua melhor posição no ranking desde o segundo trimestre de 2017.
App Store
Na loja de aplicativos da Apple, com 28,5 milhões de instalações (totais, o que abrange iphone e ipads), está o YouTube na primeira posição, seguido por Tik Tok, que perdeu o reinado depois de cinco trimestres consecutivos no topo. Em terceiro, o Instagram, em quarto, Snapchat e, em quinto, Facebook.
Quanto ao crescimento, os principais aplicativos foram Snapchat e PinDuoDuo, que ficou em 9º lugar na App Store depois de estar fora do top 30 no último trimestre. Ele também foi o aplicativo número um na China.
Google Play
Os apps não são muito diferentes quando se olha para o top cinco da loja de aplicativos para dispositivos Android. Em primeiro lugar está o WhatsApp, seguido do Facebook Messenger. Em terceiro está o Facebook, que passou o Tik Tok. E, em quinto, está o Instagram, com quase 65% a mais de instalações no trimestre.
A Índia foi a responsável pelo sucesso de aplicativos como SHAREit, Likee (antigo LIKE Video) e o Hotstar, bastante populares no país e que estão entre os 10 com maior número de downloads.