O Oasis Open Project, órgão de padrões globais, anunciou o Coalition for Secure AI (CoSAI), uma coalizão que envolve grandes marcas, acadêmicos e especialistas para nortear a segurança de IA. A instituição sem fins lucrativos fez o anúncio nesta quarta-feira, 18, durante o Fórum de Segurança de Aspen. Amazon, Anthropic, Chainguard, Cisco, Google, IBM, Intel, Microsoft, OpenAI e PayPal são alguns dos patrocinadores que aderiram à iniciativa.

O CoSAI terá como objetivo criar medidas de segurança para conter os riscos da inteligência artificial. A coalizão quer garantir a credibilidade das IAs, mitigando suas potenciais vulnerabilidades e garantindo sua seguridade, além de criar um espaço para trocas de experiência. Em seu anúncio, a instituição afirma que o cenário atual ainda é bastante fragmentado e nem mesmo grandes companhias são capazes de lidar com tamanho desafio que a IA propõe.

Dentro de sua estrutura, o CoSAI terá um Conselho de Administração, focado em definir a agenda técnica,  e outro de direção técnica, composto por especialistas no assunto. Aos poucos, a instituição pretende expandir os grupos de trabalho. Inicialmente, serão três: segurança de supply chain para sistemas de IA, mapeamento de segurança cibernética e governança da IA segura.

O Oasis Open Project

O projeto foi criado em 1993 e chamado de SGML Open, em alusão aos produtos do Standard Generalized Markup Language. No começo, era um consórcio de fornecedores e usuários que desejavam definir diretrizes para as ferramentas de troca eletrônica de dados. No ano de 1998, o nome do grupo foi alterado para Oasis, já que passou a expandir seu foco técnico.

Hoje, a iniciativa é sem fins lucrativos e tem um amplo campo de atuação, incluindo alguns dos segmentos de código fonte aberto e outros de padrões abertos, como segurança cibernética, blockchain, gerenciamento de emergência, computação em nuvem e intercâmbio de dados legais.