Aos poucos, smartphones e tablets são cada vez mais usados para a realização de pesquisas. Uma start-up carioca chamada Avalio, nascida em janeiro deste ano, criou um sistema de elaboração e distribuição de pesquisas on-line em que os questionários podem ser visualizados e respondidos na web ou em dispositivos móveis. O design é adaptado automaticamente para as telas de smartphones e tablets quando a pesquisa é acessada através de um navegador móvel. Não há necessidade de instalação de um aplicativo.
Atualmente, 65% dos respondentes das pesquisas criadas com a plataforma acessam os questionários através de dispositivos móveis, informa Rafael Ramos, diretor de novos negócios e de relacionamento da empresa. Segundo o executivo, o acesso em mobilidade é particularmente comum em pesquisas de satisfação realizadas por restaurantes e hotéis. "No caso dos restaurantes, o cliente avalia na própria mesa. No hotel, em geral, o cliente avalia o seu quarto dentro dele. Isso é fantástico, pois captamos a opinião do cliente na hora, sem filtros", comenta.
A opção pela interface web em vez de um aplicativo nativo foi para facilitar a participação dos respondentes. Em muitos casos, ele apenas lê um QR code e é levado diretamente à página da pesquisa, em vez de ter que entrar na loja de aplicativos, baixar um app etc. "Em média, o tempo para um cliente responder a pesquisa dos nossos clientes é em torno de 30 segundos apenas", afirma o executivo.
Plataforma
O objetivo da Avalio é ser uma opção mais barata de pesquisas on-line e com suporte em português para o mercado brasileiro. As pesquisas são montadas através de uma plataforma web que oferece diversos layouts, modelos e tipos de questões. Pode-se definir com facilidade perguntas que sejam obrigatórias e incluir condicionais lógicas que gerem ramificações dentro do questionário.
Uma vez pronto o questionário, este pode ser distribuído via email, redes sociais, QR code ou embutido em um site HTML. Também é oferecida a opção de exibição das perguntas em um totem digital ou tablet. Os resultados são acompanhados em tempo real por meio de um painel na web.
A solução pretende atender desde projetos estudantis de conclusão de curso até pesquisas de satisfação de clientes de empresas de grande porte. Há um plano gratuito, limitado a 100 respostas e a 50 convites por email por mês, com suporte apenas por email, e um plano sob medida, sem limite de respostas, com suporte por telefone e preço a combinar. Entre os extremos, há dois planos intermediários, que custam R$ 29 e R$ 59 ao mês, nos quais variam os limites de respostas e algumas funcionalidades extras. A meta da Avalio é conquistar 10 mil clientes até o final do ano.
Está nos planos da empresa o desenvolvimento para o ano que vem de um aplicativo para a criação e gestão de pesquisas através de dispositivos móveis.