Entre abril e junho foram vendidos 344 milhões de smartphones no mundo. O volume representa um crescimento de 4,3% em comparação com o mesmo período de 2015, quando foi registrada a comercialização de 330 milhões de unidades. O aumento foi puxado pelos mercados emergentes, que juntos tiveram uma elevação de 9,9% em volume, enquanto os mercados maduros viram uma queda de 4,9%. Entre os emergentes, a exceção foi a América Latina, única região a ter declínio nas vendas. E entre os mercados maduros o único a ter alta foi o Japão. Os números fazem parte de relatório do Gartner divulgado nesta quinta-feira, 18, e dizem respeito a vendas para consumidores finais (sell-out), ao contrário de outras consultorias, como a Canalys, que estimam o abastecimento do varejo (sell-in).
Entre os cinco fabricantes com maior participação nas vendas, a liderança se manteve com a sul-coreana Samsung, com 22,3% de share, ou 76,7 milhões de smartphones. A empresa ganhou participação na comparação com o mesmo período do ano passado, quando detinha 21,8%. A Apple vem em segundo lugar, com 44,4 milhões de iPhones vendidos. Porém, a companhia norte-americana viu seu share cair de 14,6% para 12,9% em um ano. Merece destaque a presença de três fabricantes chineses completando a lista dos cinco maiores: Huawei, Oppo e Xiaomi, com 30,6 milhões, 18,5 milhões e 15,5 milhões, respectivamente. Em um ano, o maior crescimento em share foi da Oppo, que mais que dobrou a sua participação, passando de 2,4% para 5,4%. A Huawei cresceu de 8% para 8,9% e a Xiaomi caiu de 4,7% ára 4,5%. Os analistas do Gartner atribuem o crescimento da Oppo ao sucesso do seu modelo R9 na China, que traz funcionalidades como estabilização de imagem para a câmera frontal e recarregamento rápido. Os demais fabricantes responderam juntos por 46% das vendas no segundo trimestre.
Sistemas operacionais
O Android respondeu por 86,2% das vendas de smartphones no segundo trimestre. Um ano atrás, sua participação havia sido de 82,2%. O iOS, por sua vez, caiu de 14,6% para 12,9%. O share do Windows desabou de 2,5% para 0,6%. E a BlackBerry respondeu por apenas 0,1%, ante 0,3% um ano atrás. Outros sistemas operacionais corresponderam a somente 0,2% das vendas.