Elon Musk informou que a funcionalidade de bloqueio será removida do Twitter, ou agora, X (Android, iOS). “O bloqueio será excluído como recurso, exceto para DMs”, escreveu o dono da rede social. “Não faz sentido”, concluiu.
O bilionário estava respondendo a uma postagem da conta da Tesla Owners Silicon Valley, perguntando: “Existe um motivo para bloquear ou silenciar alguém?” O grupo por trás dessa conta promove a empresa de carros elétricos, da qual Musk é CEO.
A função permite que as pessoas usuárias do X/Twitter impeçam que contas específicas entrem em contato com elas, vejam seus tweets e as sigam. O bloqueio também é uma opção contra assédio, ameaças ou stalking (perseguição) na plataforma.
Em vez de usar o “bloqueio”, Musk sugeriu que os usuários do Twitter usem o recurso mudo. Atualmente, no entanto, o botão mudo da rede social simplesmente remove as postagens de uma conta de sua linha do tempo sem deixar de seguir ou bloquear essa conta – enquanto o bloqueio de uma conta impede que essa conta visualize suas postagens públicas no Twitter. Quando você “silencia” as contas, elas ainda podem responder às suas postagens públicas (o usuário não recebe notificações e as respostas ficam ocultas por padrão).
Musk já havia menosprezado a função de bloqueio do Twitter. Em junho, ele postou: “Bloquear postagens públicas não faz sentido. Precisa ser preterido em favor de uma forma mais forte de mudo”, embora ele não tenha elaborado o que uma “forma mais forte de mudo” pudesse implicar.