O Google anunciou que o YouTube terá novas ferramentas integradas à inteligência artificial generativa. Entre elas, o novo modelo de geração de vídeo do Google DeepMind, chamado de Veo. Através desta função, o usuário poderá escolher os fundos do vídeo, que serão mais realistas e com videoclipes autônomos. A tecnologia também será integrada à nova função Comunidade, onde criadores de conteúdo e seus telespectadores poderão trocar mensagens e imagens. Nessas interações, a IA ajudará os donos dos canais com respostas sugeridas, para que o fluxo de mensagens continue ativo, independente do tamanho da rede. Para facilitar a vida dos youtubers, haverá um hub para a função, no YouTube Studio.
A divulgação foi realizada no Made on YouTube 2024. Ao todo, a plataforma de vídeos passa a ter outras nove funções – inclusive as mencionadas anteriormente –, que visam promover mais formas de interação com os espectadores e novos meios de monetização para os criadores.
Ajuda no processo criativo
O hub Inspiração do YouTube Studio (Android, iOS) está em processo de atualização. Ele contribuirá para que o usuário selecione as sugestões que gostaria de trabalhar em cima. Assim, ele poderá personalizar ideias, títulos, miniaturas e esboços que sejam compatíveis com o projeto escolhido. A dublagem automática não é novidade, mas será disponibilizada para mais canais da plataforma. Outro reforço será a possibilidade dos criadores de conteúdo classificarem suas produções em temporadas e episódios.
YouTube impulsionará criadores e produtos
Através do Hype, youtubers em começo de carreira terão a possibilidade de crescer na rede do Google. A função permite que outros canais compartilhem os vídeos, o que gera uma tabela de classificação semanal, ampliando a audiência dos recém-chegados.
Já o YouTube Shopping deve ampliar sua atuação para Indonésia, Tailândia e Vietnã. Até então, ele funcionava apenas nos Estados Unidos e na Coreia do Sul.