Todo dia são bebidos 1,5 bilhão de copos de Coca-cola no mundo. Não é de se estranhar portanto que a fabricante de refrigerantes enxergue sua embalagem como uma mídia para divulgar suas próprias campanhas. É assim que a Coca-cola tem feito com a latinha de seus produtos no Brasil. Duas campanhas de mobile marketing recém lançadas pela empresa seguem esse caminho. Uma delas traz histórias de personagens reais cuja vida se transformou para melhor. O consumidor pode receber uma ligação com uma gravação dessas pessoas se enviar um SMS para um número apresentado na latinha da Coca-cola. "Não divulgamos na TV, nem na Internet. Isso aparece apenas na embalagem. Vai ser uma boa experiência para medir o quanto a latinha sozinha é capaz de gerar de engajamento no celular", diz Adriana Knackfuss, gerente de conexões com o consumidor da Coca-cola.
Outra campanha em andamento é do refrigerante Sprite, que convida os consumidores a criarem a próxima trilha sonora do produto. Para tanto, a empresa oferece alguns sons que podem ser usados na mixagem. Eles estão disponíveis em um site da campanha e a cada duas semanas alguns novos são oferecidos através de QR codes impressos nas latinhas de Sprite, para serem capturados via celular. Há também um aplicativo móvel do refrigerante que permite que o consumidor grave sons da rua para incluir em sua música.
"TV, digital e embalagem: essa é a tríade com a qual vamos trabalhar", disse Adriana, que participou nesta terça-feira, 18, do MMA Forum, em São Paulo.
A Coca-cola tem um longo e bem sucedido histórico de ações de mobile marketing no Brasil. Em 2009, gerou em seis meses mais de 13 milhões de mensagens de texto enviadas com um pincode em uma promoção com foco em mães da classe C. Em 2010, a música que criou para a Copa do Mundo teve mais de 300 mil downloads requisitados por SMS no Brasil, o maior volume da campanha no mundo. Também em 2010, a empresa imprimiu um QR code em latinhas de Sprite que dava início a um jogo no celular.