A TIM planeja abrir informações coletadas junto a suas redes e sistemas a desenvolvedores de aplicativos e parceiros que tenham propostas inovadoras de uso dos serviços de conectividade. A estratégia parte do projeto de bigdata da empresa. Numa primeira fase, o projeto de bigdata da empresa foi utilizado, internamente, apenas para a definição de um portfólio mais adequado de produtos e investimentos em infraestrutura. "Estudamos as informações que tínhamos para poder definir o novo portfólio e otimizar onde investir", diz Luís Minoru Shibata, CSO (Chief Strategy Officer) da TIM.
Nessa segunda etapa, o projeto prevê parcerias com polos de inovação e parceiros selecionados, dentro de um desenho de abrir as informações coletadas por meio do bigdata da empresa para fomentar novos serviços e aplicações. "Somos uma empresa móvel, então queremos, naturalmente, aplicações que funcionem nesse ambiente", disse Shibata.
Segundo Raimondo Zizza, CIO da TIM, a operadora vai operar por meio de APIs (Application Program Interface), que serão abertas aos desenvolvedores, e adotar modelos de remuneração por uso destas APIs, que hoje já existem no mercado. Mas não serão abertas todas as APIs indiscriminadamente . "Toda empresa faz anális