A WDC Networks apresentou na noite da última quinta-feira, 17, o seu plano para franquias e lojas próprias de venda de dispositivos conectados para residências. Por meio da marca “Casa Conectada”, a companhia inicia a operação com cinco lojas e quiosques de franqueados (Feira de Santana, Salvador, Cerquilho, Niterói e Campinas), além de duas lojas próprias da WDC na capital paulista (Barra Funda e Vila Olímpia).
Até o final de 2020, Rigatieri acredita que a marca terá dez lojas, sete de franqueados e três próprias. A próxima loja própria será um showroom premium na região do Jardim Europa, bairro paulistano. O CEO da empresa, Vanderlei Rigatieri, informou que a circulação na loja da Barra Funda (que fica dentro da loja da Leveros) teve em média de mais de 200 pessoas por mês desde que foi inaugurada no último trimestre.
Durante o lançamento, Rigatieri revelou que a expectativa até 2021 é ter 120 lojas da Casa Conectada, sendo 100 de franqueados e 20 da WDC. Em conversa com Mobile Time, o executivo explicou que aumentou a estimativa – que antes era de 100 lojas – pois a procura pelos franqueados foi forte nos últimos quatro meses.
IoT
Nas lojas haverá equipamentos para iluminação inteligente, automação para casa, economia de energia e mídia. Há produtos simples como sensores de movimento até painel de LED da Samsung e piano conectado da Yamaha. Inclusive com dispositivo controlados pela Alexa (Amazon) e pelo Google Assistente.
“A ideia é oferecer em um lugar só tudo o que a pessoa precisa para automatizar sua casa. Ela poderá testar e interagir com as aplicações de Internet das Coisas”, disse Rigatieri. “Teremos produtos premium, como o painel de LED da Samsung, até modelos mais simples que transformam aparelhos comuns em dispositivos conectados”.
Ainda há planos para uma loja online da Casa Conectada, similar ao modelo do marketplace norte-americano. Nela, o cliente comprará o dispositivo e buscará em uma loja de um franqueado próximo de sua residência ou trabalho.
Provedores
Com expertise de mais de 15 anos no mercado de redes, a WDC Networks confirmou ainda que pretende relacionar o projeto do Casa Conectada com os provedores de Internet do interior do Brasil. O CEO explica que a companhia atende mais de 1 mil provedores brasileiros, que, por sua vez, alcançam 1,8 milhão de casas. Nesse sentido, ele enxerga com naturalidade a oferta de dispositivos conectados pelos provedores aos seus consumidores.
Fabricação
Rigatieri aproveitou o lançamento oficial da marca para confirmar a autorização de fabricação dos dispositivos da polonesa Fibaro no Brasil. Para Mobile Time, o executivo confirmou que pelo menos seis soluções – controlador de casa (hub), módulos conectados, controlador de cortina, porta, ar-condicionado e iluminação inteligente – serão fabricadas em uma unidade fabril que a WDC possui em Ilhéus. Além disso, a companhia também fabricará painéis de energia solar em Extrema, Minas Gerais.
Treinamentos
Outra frente de trabalho da WDC, que avançou desde a conversa com esta publicação em maio, foi a oferta de treinamento a técnicos e instaladores de dispositivos conectados. A WDC passou a ofertar treinamentos gratuitos de empresas que fornecem os equipamentos, como Fibaro e Aruba Networks. Ao todo, 1 mil profissionais passaram pelos programas de treinamento.