“Em países que tiveram implantação do pagamento instantâneo, como o Pix, está comprovado o aumento das pessoas bancarizadas e pessoas que começam a ter mais cartão também”, afirma Renata Daltro, vice-presidente comercial de grandes contas da Cielo. Ou seja, quanto mais pessoas tiverem contato com o processo de bancarização, ”que vai além de ter uma conta corrente”, mais cartões vão ser criados.
Durante painel do MobiFinance, evento organizado por Mobile Time nesta quarta-feira, 18, foi discutido como as empresas do setor financeiro lidaram com o impacto do Pix. Daltro, por sua vez, percebeu o pagamento instantâneo como uma oportunidade, principalmente por causa da inclusão financeira.
Thomas Camargo, vice-presidente de Open Finance do Mastercard, comentou também o quanto vem crescendo a penetração da indústria de cartões no consumo das famílias na última década. Este ano, atingiu 53%, em comparação com 2010 em que o percentual era menos de 22%.
Ele relembrou os dados divulgados pela Abecs, em dezembro de 2022, onde o pagamento por aproximação registrou alta de 187,8%, movimentando R$ 572,4 bilhões. Além disso, foram mais de 11 bilhões de pagamentos por aproximação no ano passado.