O grau de confiança dos consumidores com comércio móvel diminuiu ao longo dos últimos três anos no mundo, assim como o percentual de pessoas que realizaram compras com seus telefones celulares. Por outro lado, entre aqueles que usam m-commerce, o valor médio das compras aumentou. Essas foram algumas das conclusões de uma pesquisa mundial do MEF realizada com 10 mil pessoas em 13 países. Os resultados preliminares foram apresentados durante o MEF Global Forum na última sexta-feira, 15, em São Francisco. O relatório completo será divulgado no fim de novembro.

O percentual de pessoas que realizaram pelo menos uma compra através de dispositivos móveis caiu de 70% para 65% no mundo, entre as pesquisas de 2012 e 2013. A queda foi percebida em todas as regiões acompanhadas: na América Latina, baixou de 62% para 53%; na África, de 78% para 67%; na Ásia, de 71% para 63%; entre os países desenvolvidos que fizeram parte do estudo, de 75% para 71%. Vale lembrar que a pesquisa inclui tanto compra de bens virtuais quanto de bens físicos pelo celular. Entre as explicações para a queda estaria a migração dos usuários de feature phones para o ecossistema Android, onde a cultura dominante é a dos aplicativos gratuitos, explicou o chairman global do MEF, Andrew Bud.

A falta de confiança em m-commerce foi o principal razão apontada por aqueles que não realizam compras pelo celular. O percentual de pessoas que citaram esse motivo para não realizar compras pelo dispositivo móvel subiu de 27% para 35%, de 2011 para 2012, e alcançou 40% em 2013.

Para Bud, do MEF, a indústria precisa trabalhar em conjunto para definir as melhores práticas em comércio móvel e conquistar a confiança dos consumidores. Para o CEO da Visa Mobile, Hannes Van Rensburg, a solução está em outro ponto:"Os consumidores estão preocupados porque não entendem como funciona a segurança por trás dos pagamentos móveis. A segurança não é o problema, mas sim a educação. Precisamos explicar que o mobile é a forma mais segura hoje de transferir dinheiro."

Pontos positivos

À primeira vista, os resultados da pesquisa parecem preocupantes. Mas houve descobertas positivas, como o aumento do valor médio das compras pelo celular. As pessoas estão comprando itens mais caros e também produtos físicos pelo telefone, disse Bud. O percentual de pessoas que fizeram compras de alto valor subiu de 20% para 35% em três anos, enquanto a participação daqueles que fazem compras de pequeno valor caiu de 55% para 40% no mesmo intervalo.

Outra conclusão é de que está acontecendo uma migração da compra avulsa para a assinatura de serviços de conteúdo móvel.

 

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