A partir de 1º de janeiro de 2021, a Apple vai reduzir sua taxa de comissão na App Store de 30% para 15%. Os beneficiados serão os desenvolvedores que ganharem até US$ 1 milhão em receitas durante o ano anterior. Para isso, as empresas precisam se qualificar para o App Store Business Program, cujo mote é ajudar pequenas empresas e desenvolvedores independentes a impulsionar seus negócios e a vender produtos e serviços digitais na loja de aplicativos.
Os detalhes do programa serão divulgados em dezembro, mas alguns pontos já estão pacificados. São eles:
– desenvolvedores existentes que ganharam até US$ 1 milhão em 2020 para todos os seus aplicativos, assim como desenvolvedores novos na App Store, podem se qualificar para o programa e a comissão reduzida;
– caso um desenvolvedor participante ultrapassar o limite de US$ 1 milhão, a taxa de comissão padrão (30%) será aplicada para o restante do ano;
– se o negócio de um desenvolvedor cair abaixo do limite de US$ 1 milhão em um ano civil futuro, ele pode se requalificar pela comissão de 15% no ano seguinte.
A Apple deixa claro que a comissão de 30% padrão da App Store continua em vigor para aqueles que vendem bens e serviços digitais na loja de aplicativos, porém ganham mais de US$ 1 milhão em receitas.
Porém, a empresa não informou quantos dos 28 milhões de desenvolvedores cadastrados serão beneficiados e não disse o impacto da ação em suas receitas.
Impacto?
Segundo analistas internacionais, a mudança terá pouco impacto nos resultados financeiros da Apple. Uma estimativa da Sensor Tower publicada no NY Times, mostra que a mudança afetará 98% das empresas que pagam comissão à Apple, mas esses desenvolvedores respondem por menos de 5% das receitas da App Store em 2019.
Porém, trata-se de uma mudança simbólica diante da intransigência pública da empresa sobre seus honorários. Ainda de acordo com a reportagem do NY Times, por 12 anos a App Store ajudou a impulsionar o crescimento notável da Apple, e a empresa parecia relutante em fazer qualquer coisa para alterá-la. Mesmo quando sua política de taxas emergiu como foco de reclamações antitruste, a Apple a defendeu com unhas e dentes.
De acordo com a Morgan Stanley, a maior parte da receita da App Store vem dos maiores desenvolvedores, os quais não estão incluídos no App Store Business Program, e diz que “a receita da App Store exposta à taxa de comissão é muito pequena”.
É muito provável que a redução da taxa de 30% para 15% agrade mais os desenvolvedores de aplicativos de nicho e de jogos independentes. Mas a Apple passou por um ano bastante difícil de mídia negativa, em especial por conta do caso com a Epic Games, que resolveu oferecer pagamento direto in-app sem usar o billing da loja. Nessa briga, a Apple suspendeu a conta da Epic, mas acabou ficando com uma fama ruim.
Para tentar fazer a reconstrução da imagem, a empresa passou a flexibilizar regras para streaming de jogos em sua loja de aplicativos, e isentou cobrança de 30% de empresas pequenas no Facebook Events.
Números
A App Store nasceu em 2008 e possui 1,8 milhão de aplicativos. São mais de 1,5 bilhão de dispositivos Apple em 175 países e mais de 40 idiomas. São mais de 180 meios de pagamento locais e 45 moedas aceitas. E, em 2019, o ecossistema da App Store facilitou US$ 519 bilhões em comércio em todo o mundo, sendo mais de 85% desse total sendo destinado exclusivamente a desenvolvedores terceirizados e empresas de todos os tamanhos.