Um dos maiores desafios para qualquer grande empresa hoje em dia é o gerenciamento de dados necessários para seus negócios. Não raro, as informações estão dispersas em diferentes locais, o que torna qualquer cruzamento complexo e demorado. Além disso, a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) obriga as empresas a serem cuidadosas nesse processo, para não infringirem a lei. Uma companhia espanhola chamada Denodo desenvolveu uma solução para esse problema, que consiste em uma plataforma de virtualização dos dados de múltiplas fontes, mas sem replicá-los, nem movê-los de lugar. A Denodo existe há 20 anos, está na oitava versão dessa plataforma, e acaba de aportar no Brasil, onde espera conquistar seus três primeiros clientes no País ao longo dos próximos meses.
“Acessar dados é um desafio, pois estão dispersos em plataformas diferentes, nuvens diferentes, sistemas diferentes, formatos de arquivo diferentes etc. Como se faz para cruzá-los e ter uma visão holística da sua empresa? Às vezes não se consegue movimentar o dado porque o formato não permite… A Denodo faz isso virtualizando os dados. Apontamos a plataforma para todas essas fontes e criamos metadados, fazendo uma integração lógica para o cruzamento de dados”, explica Marco Wenna, diretor de vendas da Denodo no Brasil, em conversa com Mobile Time. “Uma vez feito isso, a gente disponibiliza o acesso. Qualquer ferramenta que use SQL consegue acessar os dados como se estivessem em um único telão grande”, complementa.
Importante reforçar que os dados continuam em suas fontes de origem, sejam sistemas da própria empresa ou externos. O que a plataforma faz é buscá-los a cada solicitação e entregá-los para o cliente, por meio de tráfego criptografado, em tempo real. Por trás disso está o conceito de ‘data fabric’. “É como um tecido de dados feito de diversos fios. Imagine que os fios sejam fontes de dados cruzando entre si. Podemos montar esse tecido e entregar qualquer cruzamento entre eles”, compara Wenna.
Cases
Entre os potenciais clientes estão utilities, bancos, operadoras de telecom ou qualquer outra empresa que precise cruzar muitos dados de diferentes fontes. O executivo cita dois cases internacionais no setor de telecom: Vodafone e Phone House.
A Vodafone usou a Denodo para uma campanha de vendas de novos serviços para milhares de empresas, cujo atendimento requeria o acesso a vários sistemas. “Primeiramente pensaram em integrar tudo no CRM, mas era inviável pela movimentação de dados e nem sempre acontecia em tempo real. Usaram a Denodo para apontar para diversos sistemas e criaram uma visão única integrada no call center deles. Desta forma, reduziram o tempo de atendimento de seis para dois minutos. Melhoraram cross-sell e upsell e diminuíram o churn. É um exemplo emblemático de como a virtualização trouxe uma visão 360 graus para cliente”, relata.
A Phone House, por sua vez, é uma rede de venda de celulares e linhas móveis com 3,6 mil lojas e que usou a plataforma da Denodo para se integrar com os sistemas de diferentes operadoras de telecom na hora da ativação de chips. Isso fez com que diminuísse em 75% o tempo necessário para a ativação de cada nova linha, além de reduzir em 87% os erros no preenchimento de cadastros.