Mais de 500 clientes da D4Sign utilizaram a autenticação digital via Pix desde fevereiro deste ano, quando a opção começou a ser oferecida. Nesse período, foram realizadas mais de 25 mil autenticações. Os dados foram compartilhados por Rafael Figueiredo, cofundador e CEO da empresa durante sua participação no Mobi-ID, seminário dedicado ao universo da identificação e da autenticação digitais promovido por Mobile Time nesta quinta-feira, 18. Vale dizer que desde a autenticação por Pix da empresa é oferecida de forma gratuita. Entre os clientes da D4Sign, o setor que mais utiliza esse tipo de autenticação é o financeiro.
Ao todo, a D4Sign oferece 14 tipos diferentes de autenticação. A selfie é a mais utilizada. “Traz pouca burocracia e tem força jurídica alta”, explica. Aquela com maior força jurídica é o certificado digital, seguido pelo Pix, pois aproveita todo o processo de verificação bancário.
A fricção da autenticação por Pix, segundo o executivo, estaria no fato de que o cliente deve abrir o app do banco, usar o QR code e fazer um Pix de R$ 0,01 para a autenticação. “Exigir a transferência para se autenticar não é tão simples assim. É preciso convencer o cliente (signatário) a fazer a transferência: as partes precisam se entender”, explica.