O vice-presidente de engenharia e laboratório de tecnologia da T-Mobile, Grant Castle, afirmou que a vídeo-chamada com inteligência artificial embarcada será o killer-app dos PCs com conexão celular de quinta geração.
Durante sua participação no Qualcomm Summit na última quarta-feira, 16, no Havaí, o executivo disse que além de maximizar o desenvolvimento das redes 5G e melhorar a experiência dos usuários em vida útil da bateria e mobilidade dos dispositivos, a IA tem potencial forte nas video-chamadas, algo que hoje só é possível com computadores com chip da Qualcomm.
Importante recordar que, no começo do 4G, a ligação em vídeo também foi vista como killer app, mas isso só se concretizou após a pandemia do novo coronavírus, na virada de chave do 4G para o 5G. Porém, a diferença é que agora esta aplicação ganha uma camada de IA.
Parcerias
Recentemente, a Qualcomm se uniu com a Microsoft para entregar a inteligência artificial de vídeo direto nos computadores Windows com chip Snapdragon. Isso possibilitou a redução de ruídos em ligações, desfocando o fundo para ressaltar o usuário que está participando da chamada.
Patrick Javier, head de usuário final no Citi, explicou que a sua empresa testou o PC conectado da Qualcomm com seus funcionários e pôde ver melhora na produtividade deles em chamadas de vídeo, além dos colaboradores conseguirem utilizar o PC até o final do dia com bateria duradoura e sem perda de performance.
Com isso, Javier confirmou que o banco trocará 70% de 300 mil computadores pessoais para PCs com conexão celular, como o ThinkPad X13s da Lenovo, que leva o processador Snapdragon 8cx Gen 3 com Wi-Fi 6E e 5G.
Vale lembrar que na última terça-feira, 15, a companhia anunciou outro acordo, com a Adobe. Aplicativos como Adobe Fresco e Acrobat ficarão disponíveis nativamente para computadores com Snapdragon a partir de 2023.
*O jornalista viajou ao Havaí a convite da Qualcomm.