Os perfis de navegação móvel dos usuários europeus variam de acordo com o país do continente; no entanto, verifica-se que 23 de 35 países têm no topo de suas preferências o acesso a site de notícias e entretenimento. Dos dez sites mais acessados na Noruega e na Croácia, por exemplo, oito fazem parte dessa categoria. Há também países em que os sites de esportes são os mais acessados. É o caso da Espanha, país conhecido mundialmente pelos seus dois  grandes times de futebol, e da Romênia, embora nenhum dos dois países supere o Chipre, onde os cinco sites mais visitados são especializados em esportes. Estes são alguns dos dados revelados pelo mais recente relatório da Opera Software, com base nos acessos feitos via celular através dos seus navegadores Opera Mini e Opera Mobile.

Sites de metereologia têm seu espaço no ranking de alguns países europeus, aparecendo entre  os dez mais visitados na Áustria, Dinamarca, Finlândia, Grécia e Bulgária. Países mais a leste parecem mais interessados em conteúdos de educação, que, juntamente com a categoria “busca”, ocupa o primeiro lugar da lista de Bulgária, Polônia e Eslováquia.

Segundo o Opera, 215 milhões de pessoas utilizaram os seus navegadores em novembro no mundo todo, o que significa um aumento de mais de  92% em relação ao mesmo período de 2011.