Em uma carta, o Facebook admitiu que mesmo com o botão de localização desativado, a rede social continua rastreando o usuário. A informação foi divulgada no Twitter da jornalista Emily Birnbaum, do The Hill, e retuitada pelo senador Josh Hawley. A carta, de 12 de dezembro, tem três páginas e era endereçada a ele e ao senador Christopher Coons.
“O Facebook admite. Desative os “serviços de localização” e eles AINDA rastrearão sua localização para ganhar dinheiro (enviando anúncios a você). Não há como optar por sair. Sem controle sobre suas informações pessoais. Essa é a grande tecnologia. E é por isso que o Congresso precisa agir”, escreveu no Twitter.
Na carta sem assinatura, a empresa de Mark Zuckerberg informa como eles recebem a localização e alega que o monitoramento acontece por razões de segurança, mas admite que também se dá por fins publicitários.
.@Facebook admits it. Turn off “location services” and they’ll STILL track your location to make money (by sending you ads). There is no opting out. No control over your personal information. That’s Big Tech. And that’s why Congress needs to take action https://t.co/R1LuLcP1LP
— Josh Hawley (@HawleyMO) December 17, 2019
“Mesmo se alguém não ativar os Serviços de Localização, o Facebook ainda poderá entender informações sobre sua localização com base nas informações que eles e outras pessoas fornecem através de suas atividades e conexões em nossos serviços. Por exemplo, se alguém responder a um evento no Facebook para um festival de música local, fizer o upload de uma postagem com etiqueta de local ou for marcado por um amigo em um check-in em um restaurante, essas ações nos fornecerão informações sobre a provável localização dessa pessoa. Da mesma forma, uma pessoa pode compartilhar onde vive, definindo um local no Marketplace ou adicionando seu endereço ao perfil”.
A carta explica as três maneiras de o Facebook receber as localizações de seus usuários: ao ativar o botão de Serviços de Localização; por meio das atividades dos usuários em seus serviços; e pelo endereço IPs.