Em um ano, subiu de 45% para 56% a proporção de brasileiros com smartphone que assinam algum serviço de streaming de filmes e séries, revela a nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil. O hábito vem ganhando popularidade ao longo dos anos e pode ter sido impulsionado nos últimos meses pelo isolamento social e também pela chegada de novos concorrentes.
O Netflix sempre liderou esse segmento, mas a competição está aumentando. Novos players estão abocanhando um pedaço cada vez maior desse mercado. Em maio de 2019, o Netflix era o streaming favorito de 92% dos brasileiros que assinavam um serviço desse tipo. Desde então, de seis em seis meses, a cada edição desta pesquisa, o Netflix perde um pouco de share. Em novembro de 2019 caiu para 85%. Em maio de 2020, baixou para 80%. E agora aparece com 76%. Enquanto isso, quem mais ganhou share foi o Amazon Prime Video, apontado agora como o preferido por 11% dos assinantes de streaming de vídeo. Globoplay vem em terceiro lugar, com 3%. E o Disney+, que acabou de ser lançado, foi citado por 1% dos assinantes de streaming de vídeo, mesmo percentual do Telecine.
Para a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps foram entrevistados, entre os dias 6 e 23 de novembro, 2.003 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone. O relatório integral está disponível para download gratuito aqui.