A Blip adquiriu 100% da GUS, empresa mexicana que desenvolve soluções de automatização para atendimento conversacional, inclusive com uma plataforma de criação de bots e um motor próprio de processamento de linguagem natural (PLN) em espanhol.
A aquisição acontece poucos meses após a chegada da Blip ao México. O valor da aquisição não foi revelado. Vale destacar que a GUS é um BSP do WhatsApp. A GUS tem 70 colaboradores e possui uma carteira de clientes composta por 150 empresas espalhadas por 15 países da América Latina e Europa. Entre seus clientes estão Carrefour, Cinépolis, Ikea e Nestlé. Sua receita recorrente anual (ARR, na sigla em inglês) é de US$ 5 milhões.
Gradativamente, os clientes da GUS serão transferidos para a Blip. E a plataforma brasileira vai incorporar alguns dos recursos da mexicana, como o motor de PLN em espanhol.
Estratégia e expansão
“Quando fomos para o México, sabíamos que precisávamos ter presença forte local. E a GUS surgiu muito bem. Pegamos referência deles na própria Meta. A GUS está crescendo em um ritmo legal”, comenta Roberto Oliveira, CEO e cofundador da Blip, em conversa com Mobile Time.
Além da sede na Cidade do México, a GUS possui escritório em Madri. A aquisição é vista também como uma abertura de portas do mercado europeu para a Blip. “Isso acelerou nossa visão em relação à Europa, que é um continente centrado no WhatsApp, mas onde o WhatsApp Business API ainda está engatinhando. É um mercado virgem, um oceano azul total”, acrescenta Oliveira.
Paralelamente, a Blip segue analisando outras oportunidades de aquisição, especialmente para a expansão de seu portfólio de produtos. Algumas áreas que estão sendo analisadas são publicidade digital, serviços financeiros e pagamentos, revela o executivo.
Histórico da GUS
A GUS foi fundada no México em 2015, inicialmente como um assistente pessoal no WhatsApp, uma espécie de concierge através do qual os usuários podiam pedir qualquer coisa, como refeição, ingressos para eventos etc. Chegou a ter 30 mil usuários ativos com esse serviço. Depois, em 2017, passou a atuar com automatização conversacional para empresas e a desenvolver bots em WhatsApp, Facebook Messenger e sites.
“Percebemos que seria mais escalável vendermos automatização de IA conversacional para grandes empresas. Em poucos meses ganhamos os primeiros grandes clientes no México. Depois, em 2020, abrimos o escritório em Madri”, relembra Jaime Navarro, CEO e cofundador da GUS, em conversa com Mobile Time.