Um levantamento de dados da Omdia com a  5G Americas revelou que as conexões globais em 5G chegaram 2 bilhões de assinantes no terceiro trimestre de 2024, um aumento de 48% se comparado com o mesmo período um ano antes. Com isso, a previsão é que até 2029 serão 8,4 bilhões de conexões, o equivalente a 59% dos acessos no mundo.

Apenas no terceiro trimestre de 2024, as operadoras registraram uma adição de 170 milhões de assinantes de quinta geração.

Atualmente, o 5G está presente em 341 operadoras no mundo. Por sua vez, o LTE está em 706 operadoras.

5G latino-americano

A América Latina terminou o terceiro trimestre de 2024 com 67 milhões de conexões 5G, uma adição líquida de 11 milhões no período, um incremento de 19% ante 2023. Aqui, o 4G ainda é dominante com 74% das conexões, o equivalente a 592 milhões de acessos.

Em termos de operadoras, 49 já oferecem 5G na região, enquanto 133 têm ofertas comerciais de 4G.

Desafios na América Latina

De acordo com José Otero, vice-presidente da América Latina e Caribe para a 5G Americas, os líderes em penetração do 5G são Brasil, Chile, Porto Rico e Uruguai. O executivo reforça que a tecnologia enfrenta barreiras na região, como a necessidade de oferta de dispositivos de baixo custo para trocar o parque de 4G para 5G e a expansão das redes e da capilaridade do LTE para desligar as antenas 2G e 3G e reaproveitar o espectro para tecnologias e serviços mais novos.

Ainda assim, Otero está otimismo com o avanço do 5G na região. Como exemplo, o VP da associação cita os recentes leilões de frequência para a quinta geração na Costa Rica e no Peru.

5G norte-americano

Por sua vez,  América do Norte lidera com 264 milhões acessos e 22 milhões de adições líquidas no terceiro trimestre, um aumento de 9% em um ano. O 5G já representa 37% de todas as conexões no continente, o dobro da média global, que é 17%. Entre as operadoras, a diferença entre 4G e 5G não é pequena: são 17 com ofertas de quinta geração e 18 com LTE.

Imagem principal: Arte de Nik Neves para Mobile Time

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!