O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), de São Paulo, implementou uma tecnologia de inteligência artificial (IA) em exames de raios-X de tórax. Desenvolvida em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi), a ferramenta reduz o tempo de obtenção dos resultados de uma hora para apenas cinco minutos.

A tecnologia, já utilizada em alguns hospitais da rede privada, foi introduzida no HSPE em abril deste ano. Somente em setembro, contribuiu para a realização de 2.038 exames de tórax. Embora o dispositivo tenha um custo elevado no mercado internacional, ele foi disponibilizado a um preço acessível graças à parceria com a Fidi.

A IA auxilia os profissionais da saúde a identificar até 75 achados de imagem de forma rápida e precisa, além de possibilitar o reconhecimento precoce de patologias. Isso reduz o tempo de permanência dos pacientes no pronto-socorro, permitindo intervenções mais ágeis. Ao todo, o HSPE realiza cerca de 5 mil exames de imagem por mês, e a tecnologia pode otimizar ainda mais esse número.

Além da rapidez, a ferramenta promete maior precisão. Sua utilização na radiologia apresenta vantagens como atualização de dados em tempo real, prevenção à sobrecarga das redes hospitalares, automação de tarefas repetitivas e redução de custos e erros médicos.

Raios-x com IA aprovados

A tecnologia foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Brasil, pelo Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos, e pela CE, na Europa. Ela permite que exames classificados como normais sejam analisados automaticamente, dispensando a avaliação médica.

Outro diferencial é a integração com suporte médico presencial. Radiologistas da Fidi estão disponíveis 12 horas por dia no próprio HSPE, auxiliando na análise dos exames e garantindo maior segurança nos diagnósticos. A expectativa é que a tecnologia seja expandida para outros setores do hospital, consolidando sua contribuição para a modernização da saúde pública.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!