A Motorola apresentou para o mercado brasileiro seu novo smartwatch, o Moto 360 Sport, nesta terça-feira, 19. Diferentemente de sua primeira versão, o relógio inteligente passa a ter um formato mais esportivo para disputar com novos wearables, como o Apple Watch.
O lançamento do relógio para o Brasil foi adiantado pelo Mobile Time em outubro, durante o lançamento do smartphone Moto X Force. O novo dispositivo chega ao mercado para substituir a primeira versão do Moto 360, vendida desde agosto de 2014.
Com pulseira de silicone, carregador por indução, GPS Integrado para marcar trechos percorridos, o relógio ainda se destaca pelo aplicativo de música e pela nova tela Anylight, um display híbrido com regulagem de brilho de acordo com a luz ambiente.
"O Moto 360 Sport foi desenvolvido pensando no usuário que gosta de praticar esportes” explica Renato Arradi, gerente de produto sênior da Motorola do Brasil. “Estamos expandindo, aumentando o leque de dispositivos da Motorola para outras pessoas que buscam mais saúde e bem-estar".
Destacam-se em suas funções a análise de frequência cardíaca de cinco em cinco minutos em modo normal e a análise contínua em modo esporte. Com bateria de 300 mAh, o smartwatch recebe mais autonomia em relação à versão normal, e dura em média um dia inteiro ante meio dia da 1ª geração do relógio.
Baseado no Android Wear, o Moto 360 Sport recebe uma versão atualizado do Moto Body, aplicativo de saúde e bem-estar que acompanha o cotidiano do usuário ao monitorar constantemente atividade cardíaca, contagem de passos, calorias gastas e análise dos objetivos de saúde e bem-estar. Além de funcionar com os aplicativos de atividades físicas Fitbit, Strava, MapMyRun e Under Armour Record.
Configuração e preço
Ao contrário do outro lançamento que teve o Moto 360 com pulseira de couro e metal, o novo relógio virá apenas com uma opção de cor. Ele possui dimensões com 45mm de diâmetro e 11,5mm de altura, 54 gramas, 300 mAh, 35 mm de tela, 4GB de espaço, 512 MB de RAM, processador Qualcomm Snapdragon 400 quad-core de 1.2 GHz e conexões Bluetooth e Wi-Fi, além de resistência IP67 à poeira e água.
Disponível apenas na cor preta, o smartwatch pode ser usado com smartphones iOS e Android, seu preço inicial é R$ 1.999. Começa a ser vendido hoje nas lojas online da Motorola no Brasil e no México. Até o fim da semana ele chega aos quiosques nos shoppings, e, até o fim do mês no varejo e nas lojas da Vivo.
Moto 360 x Moto 360 Sport
O relógio Moto 360 Sport é o primeiro equipamento da Motorola lançado em 2016 e leva como característica o aumento de mais que o dobro no preço em relação ao modelo anterior – vendido por R$ 899 em seu lançamento.
Questionado sobre o motivo do aumento, o gerente da Motorola culpou as altas taxas de câmbio. “O principal causador desse aumento entre uma versão e outra é a taxa do dólar”, explica o executivo. “Nos EUA, o preço do relógio não varia muito entre as duas versões. O dólar foi o principal fator do aumento”.
Arradi ainda explica que a Motorola não trouxe outros modelos do Moto 360 2a geração e Moto Sport 360, pois a companhia precisava trazer um equipamento focado para a saúde, um espaço que ainda não era coberto pela 1ª geração do relógio.
Em termos de vendas do Moto 360 1ª geração, a companhia não quis abrir os valores e quantias.Mas afirmou que “superou as expectativas” e foi o wearable com Android Wear que mais vendeu no País.
Motivo que fez a Motorola apostar na segunda versão do relógio no Brasil, mesmo com fortes altas no câmbio e um cenário econômicos desfavorável, aponta Arradi. Vale ressaltar que o dispositivo não será fabricado pela Motorola no Brasil. E o Moto 360 1ª geração não sairá do mercado.