A Infobip está trazendo para o Brasil uma nova gama de serviços de comunicação, agora usando voz. A ideia é permitir que seus clientes, que hoje utilizam seus canais de mensageria para envio de SMS para os consumidores, possam oferecer também opções de mensagens de áudio ou mesmo chamadas telefônicas a partir de um app (por exemplo: entre um passageiro e um motorista de app de corridas particulares).
Serviços de voz já fazem parte do portfólio da empresa em outros países, como na Colômbia e em vários mercados da Europa. No exterior, em muitos casos é usada a rede de dados para o tráfego dessas mensagens ou chamadas de áudio. No Brasil, contudo, para garantir a qualidade dessa comunicação, a Infobip preferiu buscar conexões diretas de voz com as operadoras móveis. Acordos desse tipo já foram assinados pela empresa com duas teles do País.
Ao mesmo tempo, vale lembrar que a Infobip desenvolveu uma plataforma omnichannel que permite que seus clientes corporativos utilizem diversos canais de comunicação com seus consumidores, o que inclui não apenas o SMS mas também serviços de mensageria over the top (OTT). No mundo, 10% do tráfego da Infobip já acontece fora do SMS. No Brasil, essas ferramentas ainda estão em testes.
“Queremos investir mais nesses canais para sair da dependência do SMS, que ainda é forte”, comenta o diretor de vendas da Infobip para a América Latina, Yuri Fiaschi.
Data center
No fim de 2017, a Infobip anunciou a entrada em operação de um data center próprio em São Paulo, seu primeiro no Brasil. Alguns clientes já migraram para dentro dele e a expectativa é de uma migração de toda a carteira até o fim deste ano.
Com o data center, Fiaschi espera vender serviços para operadoras, como o uso de seu próprio SMSC (centro de serviços de mensagens curtas). “Com data center local, praticamente não tem latência”, diz o executivo. Duas operadoras latino-americanas já adotaram o serviço, mas os nomes não podem ser divulgados por enquanto.