|Atualizada em 22 de janeiro, às 14h10| A GM e a Microsoft firmaram uma parceria nesta terça-feira, 19, para avançar no desenvolvimento do veículo autônomo e elétrico da startup da montadora, a Cruise. Como parte do acordo, GM, Microsoft, Honda e outros investidores institucionais fizeram um aporte de US$ 2 bilhões na Cruise, que agora atinge US$ 30 bilhões de valor de mercado.
Pelo acordo, a Microsoft oferecerá suas soluções de software e hardware para comercializar suas ofertas de carros e serviços autônomos. Entre elas estão as tecnologias de edge computing e cloud do Azure. A GM dará preferência para a parceira de tecnologia como fornecedora de nuvem pública, o que inclui armazenamento de dados, motor de inteligência artificial e capacidade de machine learning.
A startup
Fundada em 2013 por Kyle Voight (cofundador da Twitch) e por Dan Kan (investidor), a Cruise foi comprada pela GM em 2016. Seu atual CEO é Dan Amann, ex-presidente da montadora. Aliás, chama a atenção que o time da empresa mistura executivos experientes da indústria tradicional, como um ex-COO da Delta Airlines, com líderes forjadas no Vale do Silício.
Em sua história, a startup angariou US$ 7,25 bilhões e tem como sócios-investidores SoftBank, Honda e T.Rowe Price.
Tecnologia
Com tecnologia baseada em inteligência artificial, robótica, sistemas e 40% do hardware dedicado à direção autônoma, a equipe do Cruise está criando o Origin, um carro elétrico e autônomo que deve ser produzido pela metade do preço de uma pick-up SUV. Isso porque a GM tem uma estratégia agressiva de lançar 30 veículos elétricos até 2025.
Paralelamente ao veículo, que está em testes na cidade de São Francisco, nos EUA, a Cruise prepara um serviço de corridas particulares com seus veículos.