O mercado global de alto-falantes inteligentes registrou 38,5 milhões de unidades enviadas ao varejo no quarto trimestre de 2018, 95% de crescimento em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com a Strategy Analytics, o segmento enviou um total de 86 milhões de unidades em 2018.
A companhia de pesquisa não informou o comparativo com 2017, mas frisou que, apenas os resultados do último trimestre de 2018 foram maiores que todo o ano de 2017. No relatório divulgado nesta terça-feira, 19, o diretor da Strategy Analytics, David Watkins, acredita que 60 milhões de casas possuem pelo menos um smart speaker.
Amazon e Google lideram
Por empresa, a Amazon lidera o segmento com 13,7 milhões de unidades enviadas no quarto trimestre de 2018. Google teve 11,5 milhões; Alibaba, 2,8 milhões; Baidu, 2,2 milhões; Xiaomi, 1,8 milhão; e Apple, 1,6 milhão. O market share é de 35,5% da Amazon, 30% do Google, 7,3% do Alibaba, 5,7% da Baidu, 4,6% da Xiaomi e 4,1% da Apple.
Desafios
Além de Watkins, David Mercer, vice-presidente da empresa de pesquisa, disse no relatório que as fabricantes fizeram um bom trabalho “estabelecendo o mercado de assistentes de voz” com os dispositivos. Agora, para a próxima etapa do setor, Mercer frisou que o desafio é “monetizar com essa base de usuários”.
Com a monetização de apps e serviços no horizonte, o executivo crê que as empresas deste segmento devem “encorajar o uso de apps e serviços pela voz”, como compra por comando de voz (Voice Shopping, em inglês) e espaço para publicidade em áudio. No entanto, lembra que as corporações precisam resolver questões sobre privacidade de dados e segurança antes de avançarem na monetização.