|Publicado originalmente no Teletime| A campanha #FiqueEsperto, liderada pela entidade que representa empresas de telecomunicações, a Conexis Brasil Digital, entra na quinta fase neste mês de fevereiro e em março com dicas sobre os cuidados a serem adotados com aplicativos falsos. Lançada em outubro, a iniciativa traz informações para a população com o objetivo de garantir maior segurança e evitar fraudes no ambiente digital e conta com parceria da Anatel e a participação também dos setores financeiro, de Internet, comércio e varejo.
Entre as recomendações, está a sugestão de baixar aplicativos somente de fontes e lojas oficiais. É recomendado também verificar se o fornecedor da solução é a empresa com a qual a pessoa possui ou deseja ter relacionamento. Alerta ainda para a necessidade de verificar se as informações e permissões solicitadas pelo aplicativo são adequadas para a funcionalidade do app.
Proteção de contas
Nos dois primeiros meses, outubro e novembro de 2020, o foco da campanha foi oferecer informações para orientar os usuários quanto às medidas para proteger suas contas e senhas. Já em dezembro, as dicas foram para proteger os dados pessoais dos usuários e, no mês passado, o foco foi no cuidado com links.
Além do hotsite https://fe.seg.br/, as dicas também estão sendo enviadas mensalmente por SMS. Foram enviados ainda e-mails sobre o tema para clientes dos segmentos atendidos por entidades apoiadoras e feitas postagens nas redes sociais.
A iniciativa, liderada pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa o setor de telecomunicações, conta com a parceria da Anatel e da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), Associação NEO, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Federação Nacional de Bancos (Febraban), Internet Society Capítulo Brasil (ISOC Brasil) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).