O Rio de Janeiro é repleto de opções para os turistas, desde as mais conhecidas, como Pão de Açúcar, praia de Copacabana e Cristo Redentor, até as mais alternativas. É nestas últimas que está o foco do Polissonorum, aplicativo de audioguia (Android, iOS) desenvolvido pela produtora carioca mobCONTENT com patrocínio da Oi via Lei de Incentivo e da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, com apoio do Oi Futuro. É o primeiro caso de um projeto puramente de aplicativo móvel a ser beneficiado pela lei de incentivo, afirma a empresa.

O aplicativo traz inicialmente quatro roteiros para serem feitos a pé: "Temperos do Porto", com dicas gastronômicas da região portuária; "Arte de rua na Gamboa", sobre arte de rua no tradicional bairro do centro do Rio; "De Império a Capital", sobre a história do Rio de Janeiro; e "Voz do Morro", sobre a vida no morro do Cantagalo. Para cada um deles, é disponibilizado um mapa com o trajeto a ser percorrido e uma série de até dez gravações em áudio com informações sobre o tema do passeio e sobre as atrações à volta do turista. As gravações são baixadas previamente e ficam armazenadas no telefone. Quando o usuário chega a um raio de 400 metros do ponto de partida do roteiro, recebe uma notificação avisando.

Os áudios foram feitos a partir de entrevistas com convidados, que podem ser desde especialistas sobre o tema, como historiadores, até pessoas comuns, que vivem na região, passando por artistas de rua, como o grafiteiro Toz. Outros oito roteiros alternativos serão adicionados ao app, um por semana, ao longo dos próximos dois meses. Haverá, por exemplo, um roteiro em Ipanema sobre o nascimento da Bossa Nova, e outro sobre as grandes manifestações ocorridas na cidade ao longo de sua história.

As gravações estão em português. Logo, é um app voltado para o turista nacional e até para os próprios cariocas, já que se trata de roteiros pouco conhecidos. "Um dos objetivos é o redescobrimento da cidade pelos próprios moradores. O processo de pesquisa foi bastante intenso. Chamamos uma historiadora e uma jornalista para reforçar nossa equipe de roteiristas", comenta Marcos Ferreira, CEO da mobCONTENT. Ele classifica o conteúdo do app como "narrativas georreferenciadas."

Há a intenção de incluir um sistema de gameficação no futuro. Quem ouvir os áudios e completar os roteiros ganhará pontos e badges, além de cupons de desconto em restaurantes e estabelecimentos comerciais locais, ou seja, próximos ao roteiro percorrido.

Mais cidades

A mobCONTENT pretende expandir o Polissonorum para outras cidades, começando pelos estados de São Paulo e Minas Gerais. A proposta é seguir o mesmo modelo: conseguir um patrocínio que banque o desenvolvimento do conteúdo, mantendo o app gratuito. No caso do projeto carioca, foram investidos R$ 120 mil. "Nossa intenção editorial e comercial é de ampliar o Polissonorum a uma escala nacional", diz Ferreira. A empresa também está disposta a criar apps separados sob encomenda, mas seguindo a mesma proposta de narrativas georreferenciadas.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!