
Site responsivo tem navegação como a de um app, o que gera uma experiência positiva para o consumidor. Resultado: aumento de 17,5% nas vendas em uma semana
Uma semana após a Flores Online mudar seu site para um mais responsivo, desenvolvido pensando na interface móvel, e que leva a experiência do uso de um aplicativo para seu web site, a empresa notou um crescimento de 17,5% nas vendas de seus produtos. E registrou um crescimento de 195% na conversão mobile de 2017 até os dias de hoje.
Para dar uma roupagem de app no site e para que ele funcionasse bem nos smartphones, a equipe desenvolveu um site leve, com camadas de cache e otimização de foto. “Para que a gente tenha uma boa qualidade e compressão de dados e imagem, utilizamos técnicas elaboradas para manter a qualidade e deixar num tamanho aceitável”, conta Lucas Buffo, CIO da Flores Online.
Aumento nas vendas não é de hoje
Para Buffo, as compras na Flores Online aumentaram por diferentes motivos. O primeiro deles é a melhoria da Internet móvel, que está mais acessível, com as operadoras oferecendo plano de dados mais generosos. Outro ponto foi a própria evolução dos smartphones, com telas maiores e com mais qualidade. Já o terceiro fator foi a melhoria do desenvolvimento de sites responsivos, como o da Flores Online, que oferecem uma melhor experiência ao cliente.
“Acredito que as pessoas tinham interesse em comprar. Pesquisavam, mas a experiência não era boa o suficiente. Hoje em dia temos melhores recursos e mais facilidades para o consumidor. É o caso, por exemplo, da agilidade no preenchimento de formulários e na criação de contas. Atualmente, você faz o login a partir da rede social, por exemplo, o que quebra a fricção. Isso foi melhorando a experiência do cliente e fez com que ele passasse a comprar mais pelo celular. Acredito que tenha sido isso que fez com que nossas vendas aumentassem tanto”.

Lucas Buffo, CIO da Flores Online
Aplicativo?
Se, no momento, o desenvolvimento de um aplicativo não está nos planos da Flores Online, seus sócios Luiz Torres (CEO) e Lucas Buffo sabem da importância do dispositivo móvel para a conversão. “Ele [o site] é totalmente voltado para dispositivos móveis e traz funcionalidades para dar a impressão de que o consumidor está navegando num aplicativo. A ideia é trazer para o responsivo uma experiência tão boa quanto a de um app, sem que o consumidor precise fazer as manutenções e atualizações”, compara Buffo.
O executivo explica que o ato de comprar flores não é algo recorrente no Brasil. Compra-se para homenagear alguém, em aniversários, em caso de morte, mas raramente o brasileiro compra para enfeitar a casa, por exemplo, como algo corriqueiro. “Claro, queremos mudar isso. E quando o hábito de comprar flores para o dia dia acontecer, faremos nosso aplicativo. O que não queremos é lançar um app e ele ter uma alta taxa de desinstalação”.
Mas isso vem mudando. Em 2017, 44,92% dos clientes da Flores Online utilizaram o celular para pesquisar produtos, mas apenas 20% finalizaram a compra pelo dispositivo. Já em 2018, esse número mudou: 58,77% pesquisaram pelo celular, com 33,68% convertendo a compra também pela versão mobile. Comparando com 2019, o número de pessoas que fecham pedidos pelo celular aumentou ainda mais: 68,87% utilizaram o aparelho para pesquisas e 45,33% finalizaram a compra mobile.
Bots
Buffo explica que todo o desenvolvimento de produtos e serviços de TI é feito em casa, ou seja, por sua equipe de 25 profissionais. Aplicações, sistema de gestão e até mesmo um bot está em elaboração. O assistente virtual deverá, num primeiro momento, responder a dúvidas corriqueiras dos clientes, como local e tempo de entrega, por exemplo. A proposta é liberar a equipe humana de atendimento para dúvidas mais complexas. O bot deverá começar a atuar no segundo semestre deste ano.
Já para um segundo momento, o robô será integrado a outras plataformas como Twitter, WhatsApp Business e Facebook. “Mas esse processo é um pouco demorado, tem muita burocracia. Estamos validando com essas empresas. A ideia é usarmos o WhatsApp Business para fazermos o atendimento como um todo. Ou seja, as pessoas podem tirar dúvidas automáticas, mas, no futuro, queremos oferecer produtos na plataforma e fechar transações”, explica.
Sua história
A Flores Online é o primeiro e-commerce de flores do País. Surgiu em 1998 e tinha como estratégia entregar em diferentes cidades do Brasil pelos Correios. Desde julho de 2017, agora sob o comando do Grupo Flora (os mesmos do Isabela Flores e Uniflores), a Flores Online faz entregas na grande São Paulo e se usa de floriculturas parceiras (como faz a Isabela Flores) em outras cidades para fazer a entrega.